Veto de Carmelo afeta aliança do PT com PL em mais dois municípios do Ceará
Nos dois casos, as coalizões que visam reeleger os atuais prefeitos contêm alianças entre os dois partidos
14:08 | Jul. 24, 2024
O veto do presidente do PL Ceará, Carmelo Neto, a qualquer alianças do PT com o PL afeta o cenário eleitoral dos municípios de Alto Santo e Aratuba, respectivamente, distantes 250,14 km e 124,15 km de Fortaleza. Nos dois casos, as coalizões que visam reeleger os atuais prefeitos contêm alianças entre os dois partidos. O primeiro município que sofreu os efeitos de decisão foi Ipueiras.
Em Alto Santo, busca reeleição o atual prefeito, José Joeni (PP), cuja postulante a vice é Genileuda, filiada ao PT. O PL participava apoiando a chapa.
Em Aratuba, o cenário é o oposto. O atual prefeito, Joerly Victor (Republicanos), é companheiro de chapa de um filiado ao PL: o atual vice-prefeito Chico Abel. O PT integra a aliança junto de partidos como MDB, PSD, PV e PP.
Nesta terça-feira, 23, o PL de Alto Santo anunciou que não oficializará aliança com o PT no município, na coligação que visa reeleger o atual prefeito.
O anúncio veio por meio das redes sociais do presidente do PL municipal, Irmão Junior, via nota e vídeo. Em vídeo, Júnior é enfático e diz que “não houve e não haverá” coligação do PL com o PT no município.
No entanto, na nota, é dito que a coligação “não será oficializada”, com uma reafirmação de compromisso do PL à campanha de reeleição do atual prefeito.
“Com respeito e cordialidade seguiremos a orientação da Executiva Estadual. No entanto, reafirmamos nosso compromisso e apoio incondicional ao pré-candidato e atual prefeito José Joeni, do Partido Progressista. Trabalharemos juntos para um Alto Santo cada vez melhor”, informa o texto.
Em Aratuba o cenário ainda não foi resolvido, ou divulgado publicamente. O POVO entrou em contato com o prefeito Joerly Victor e com o vice-prefeito Chico Abel, por meio das respectivas redes sociais, mas ainda não obteve retorno. Quando houver, o material será atualizado.
Leia mais
Carmelo Neto proíbe qualquer aliança do PT e do PL no Ceará
O presidente do PL Ceará, deputado estadual Carmelo Neto, dissolveu a comissão provisória do partido em Ipueiras após a comissão provisória do partido no município, distante 304 quilômetros de Fortaleza, destinar apoio à pré-candidatura formada por PSB e PT.
"Eu quero deixar bem claro: isso aqui não vai acontecer. Onde o PT estiver, o PL vai estar do outro lado. Por isso, que eu estou dissolvendo agora a comissão provisória do partido em Ipueiras, porque nós não vamos aceitar PL e PT do mesmo lado", disse Carmelo em vídeo nas redes sociais nesta segunda-feira, 22.