A uma semana da convenção de Evandro, Luizianne lança manifesto do "Campo de Esquerda"
O novo bloco interno do PT surge após a petista ser derrotada por Evandro Leitão na disputa interna para definir a candidatura da sigla à Prefeitura de FortalezaA deputada federal Luizianne Lins (PT) lança no próximo sábado, 27, o manifesto do chamado “Campo de Esquerda”, novo grupo interno do PT criado após a petista ser derrotada na disputa interna da sigla para definir o nome que entraria na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O evento acontece uma semana antes da convenção do PT que irá oficializar a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT), a prefeito da capital.
O “Campo de Esquerda” se estrutura com filiados próximos de Luizianne que demonstram incômodo com os rumos que a legenda está tomando após a escolha de Evandro, recém-filiado ao PT, como candidato ao Paço Municipal. A ex-prefeita chegou a reclamar de “influências externas que invadiram integridade do processo”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Luizianne explicou em algumas ocasiões que o novo grupo não será uma corrente, como geralmente ocorre dentro do partido, mas ,sim, um campo propício a decisões coletivas. Embora os propósitos sejam descentralizados, a ex-prefeita é considerada referência no bloco.
Dentre os aliados ligados ao novo bloco se destacam: Liliane Araújo (vice-presidente do PT Fortaleza); a vereadora Professora Adriana Almeida; a pré-candidata a vereadora Mari Lacerda (PT) e o superintendente do Ibama no Ceará, Deodato Ramalho.
Leia mais
Para Guilherme Sampaio, presidente do PT em Fortaleza, o novo bloco não provoca alteração significativa, pois nem todos os grupos que compuseram a chapa de Luizianne, na eleição interna do partido, participam do “Campo de Esquerda”
Em seu perfil pessoal no Instagram, Luizianne publicou um vídeo, anunciando a comissão provisória de 13 membros. No momento, ela apresentou os pré-candidatos a prefeito (a), vice e vereador (a). “A partir de agora começa um novo momento da nossa luta neste ano de 2024. Irei apresentar a vocês as pré-candidaturas comprometidas com as causas populares, as demandas do nosso povo e um programa socialista e participativo para as cidades do Ceará. Vamos juntas e juntos rumo à vitória!”, destacou a petista.
Entenda o surgimento do “Campo de Esquerda”
A deputada federal e ex-prefeita representava uma das cinco pré-candidaturas do PT que concorreram internamente para definir o nome da sigla na disputa pela Prefeitura da Capital. Em março, o diretório municipal havia decidido que o pré-candidato seria definido pelo método de encontro de delegados do PT.
No dia 7 de abril, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) Evandro Leitão (PT), conquistou a maioria dos votos dos delegados, somando 141 votos. Duas semanas depois, no dia do encontro municipal, Luizianne Lins (PT) retirou sua pré-candidatura. Ao todo, 58 petistas ligados à ex-prefeita se abstiveram da votação. Com a derrota, após a definição do pré-candidato Evandro Leitão, a ex-prefeita passou a organizar o Campo de Esquerda dentro do PT.