Eleições 2024: quem são os pré-candidatos a prefeito em 5 capitais
Confira os principais nomes definidos por seus partidos para as eleições municipais de 2024 em cinco capitais do BrasilO calendário eleitoral indica o prazo de escolha dos candidatos nas eleições municipais até o dia 5 de agosto, mas os partidos e federações já poderão realizar as convenções para a definição dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores a partir do sábado, 20.
O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno acontece no dia 27 de outubro, caso os municípios possuam mais de 200 mil eleitores e os candidatos não atinjam mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com a chegada do prazo previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), alguns partidos já apresentaram a definição de seus pré-candidatos. Estes serão escolhidos oficialmente a partir de 20 de julho e poderão disputar as eleições municipais de outubro.
Veja a seguir a seleção dos principais candidatos das capitais Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).
Eleições 2024: pré-candidatos a prefeito de Fortaleza
Em Fortaleza, a pesquisa do instituto Datafolha indica os quatro primeiros pré-candidatos à prefeitura de acordo com suas porcentagens na opinião pública.
Capitão Wagner (União Brasil)
O pré-candidato foi apresentado pelo partido União Brasil e lidera na pesquisa Datafolha para a prefeitura de Fortaleza, com 33%.
Popularmente conhecido como “Capitão Wagner”, foi deputado federal pelo estado do Ceará (2019-2023) e atuou como secretário de Saúde de Maracanaú (2023-2024).
A convenção partidária para definir oficialmente sua concorrência ao cargo deve ocorrer em 3 de agosto.
José Sarto (PDT)
Despontando com 16% na pesquisa Datafolha, o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, é a escolha do partido PDT. A sua oficialização para a concorrência do cargo ocorre no domingo, 28 de julho, às 9h, no Colégio Farias Brito Central (Rua Senador Pompeu, nº 2607).
Evandro Leitão (PT)
O deputado estadual Evandro Leitão é a escolha do PT para Fortaleza. O partido deve realizar a convenção partidária entre os dias 3 e 5 de agosto e seu pré-candidato aparece no levantamento Datafolha com 9% das intenções de voto.
O político também é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
André Fernandes (PL)
A pré-candidatura de André Fernandes já foi lançada, mas o seu partido, o PL, ainda não informou a definição de data, local ou horário para a convenção em Fortaleza que oficializará a sua disputa pelo cargo.
Fernandes é deputado federal e aparece com 12% na pesquisa Datafolha para a prefeitura da capital cearense.
Convenções partidárias: VEJA o calendário dos encontros em Fortaleza
Eleições 2024: pré-candidatos a prefeito de São Paulo
Em São Paulo, a Paraná Pesquisas indica os quatro primeiros pré-candidatos e candidatos à prefeitura de acordo com suas porcentagens na opinião pública, após consulta na sexta-feira, 19 de julho.
Ricardo Nunes (MDB)
O atual prefeito de São Paulo disputa sua permanência no cargo com a pré-candidatura pelo partido MDB. O político teve o seu candidato a vice-prefeito oficializado na segunda-feira, 22 de julho: o coronel da reserva da Polícia Militar, Ricardo Mello Araújo (PL).
- Vice-prefeito: Ricardo Mello Araújo (PL)
- Paraná Pesquisas (19 de julho): 26,9% para Nunes
Guilherme Boulos (Psol)
O professor e ativista político Guilherme Boulos é o candidato do Psol para a prefeitura de São Paulo e já foi oficializado por seu partido na tarde de sábado, 20 de julho, com a presença do presidente Lula (PT).
Boulos atualmente exerce o mandato de deputado federal pelo estado de São Paulo.
- Vice-prefeita: Marta Suplicy (PT).
- Paraná Pesquisas (19 de julho): 24,7% para Boulos
José Luiz Datena (PSDB)
O apresentador de televisão, popularmente conhecido como Datena, é o pré-candidato pelo PSDB, mas afirmou em entrevista para a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 22, que só aceitaria a oficialização de sua posição se recebesse mais suporte de seu partido.
“Se o (Joe) Biden pode desistir a qualquer momento, por que eu não posso?”, questionou Datena, em referência à decisão do atual presidente dos Estados Unidos, que disputava sua reeleição contra Donald Trump.
- Paraná Pesquisas (19 de julho): 11,6% para Datena.
Pablo Marçal (PRTB)
O partido de Pablo Marçal, o PRTB, já anunciou convenção que definirá o coach como o candidato oficial. O evento deve acontecer no dia 3 de agosto, momento em que seu vice também será apresentado.
- Paraná Pesquisas (19 de julho): 10,9% para Marçal.
Eleições 2024: pré-candidatos a prefeito do Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a pesquisa do instituto Datafolha indica os pré-candidatos à prefeitura de acordo com suas porcentagens na opinião pública.
Eduardo Paes (PSD)
O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi confirmado por seu partido, o PSD, no último sábado, 20 de julho, mas sem a definição de um candidato para vice-prefeito em sua chapa.
- Instituto Datafolha (2 e 4 de julho): 53% para Paes.
Tarcísio Motta (Psol)
Tarcísio Motta é atualmente deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro e será oficializado como candidato do Psol à prefeitura em convenção partidária na quarta-feira, 24 de julho.
- Instituto Datafolha (2 e 4 de julho): 9% para Motta.
Alexandre Ramagem (PL)
Alexandre Ramagem foi oficializado como o candidato do PL em convenção partidária na manhã de segunda-feira, 22 de julho, sem a definição de um vice até a publicação da matéria.
- Instituto Datafolha (2 e 4 de julho): 7% para Ramagem.
Eleições 2024: pré-candidatos a prefeito de Salvador
Em Salvador, a Paraná Pesquisas indica os primeiros pré-candidatos à prefeitura de acordo com suas porcentagens na opinião pública, após consulta na terça-feira, 16 de julho.
Bruno Reis (União Brasil)
O pré-candidato à reeleição na prefeitura de Salvador, Bruno Reis, deve ser oficializado por seu partido, o União Brasil, ainda durante o mês de julho, na quinta-feira, 25.
- Paraná Pesquisas (16 de julho): 67,6% para Reis
Geraldo Júnior (MDB)
O atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, será confirmado em convenção partidária do MDB no dia 4 de agosto e disputará oficialmente como o candidato para a prefeitura de Salvador.
- Paraná Pesquisas (16 de julho): 12,5% para Geraldo Jr.
Kleber Rosa (Psol)
A convenção que homologará Kleber Rosa como o candidato à prefeitura de Salvador pelo Psol acontecerá na sexta-feira, 26 de julho.
- Paraná Pesquisas (16 de julho): 3% para Rosa
Eleições 2024: pré-candidatos a prefeito de Belo Horizonte
No Belo Horizonte, a Quaest indica os pré-candidatos à prefeitura de acordo com suas porcentagens na opinião pública, após consulta entre 10 a 14 de julho.
Mauro Tramonte (Republicanos)
O deputado estadual e apresentador de TV Mauro Tramonte será oficializado como o candidato do partido Republicanos para a prefeitura de Belo Horizonte em convenção programada para o dia 3 de agosto.
- Quaest (10 a 14 de julho): 25% para Tramonte
Bruno Engler (PL)
A convenção partidária do PL definirá Bruno Engler como o candidato oficial à prefeitura de Belo Horizonte no dia 2 de agosto.
- Quaest (10 a 14 de julho): 12% para Engler
João Leite (PSDB)
Apesar de ter realizado uma convenção para homologar os pré-candidatos para a Câmara Municipal da capital mineira na segunda-feira, 22, o partido PSDB ainda não oficializou João Leite, que segue como pré-candidato.
- Quaest (10 a 14 de julho): 11% para Leite
Fuad Noman (PSD)
O atual prefeito de Belo Horizonte também concorre à reeleição e foi lançado oficialmente como o candidato de seu partido, o PSD, no dia 20 de julho. A convenção também definiu que o vice da chapa será indicado pelo União Brasil.
- Quaest (10 a 14 de julho): 9% para Noman