Convenção de Glêdson marca união de partidos de oposição contra governismo

O prefeito uniu partidos campos políticos-ideológicos distintos, mas que fazem oposição ao governador Elmano de Freitas (PT)

A tentativa de reeleição de Glêdson Bezerra (Podemos) ao cargo de prefeito de Juazeiro do Norte será confirmada neste sábado, 20, no primeiro dia do prazo das convenções partidárias. O prefeito tenta quebrar a tradição do município de não reeleger um gestor e vai contar com o apoio de nove partidos do campo da oposição ao bloco governista do Estado do Ceará.

Diferente de outros municípios na lista de maiores colégios eleitorais do Ceará - Juazeiro é o terceiro com mais eleitores - Glêdson conseguiu evitar uma fragmentação de partidos, aglutinando siglas de diferentes campos políticos-ideológicos, caso do PL e PDT. É um contraponto à organização da base governista estadual, com muitos partidos dando sustentação. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Embora adversários em nível nacional, no Ceará, ambos atuam na oposição do governador Elmano de Freitas (PT), assim como os demais partidos anunciados como parte de sua aliança: Novo, PL, PDT, PSDB, Cidadania e União Brasil. Após a veiculação da data da convenção, o DC decidiu aderir ao grupo.

O Progressista tem uma secretaria na gestão estadual, com Zezinho Albuquerque, na pasta de Cidades, mas conseguiu a vice na chapa de Glêdson, com Tarso Magno (PP), o nome que será confirmado na convenção.

Em outros municípios com muitos eleitores, a mesma aliança não foi viabilizada, nem mesmo em partidos mais "próximos" como União Brasil e PL, que disputaram juntos o Governo do Ceará em 2022. Em Caucaia, Maracanaú e Sobral, por exemplo, a oposição deve ir dividida. 

“Em nível estadual e federal, nós temos muitos apoios, graças a Deus e, naturalmente, como poderia acontecer, sempre vou bater na tecla que o mais importante é ter o apoio do povo, tem que combinar com o povo, que é quem vota”, ressaltou o prefeito em entrevista à Rádio Sucesso, mas compartilhada em suas rede sociais.

Ele cita lideranças que o apoiam: o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), o pré-candidato a prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (União Brasil) e os deputados Carmelo Neto (PL) e André Figueiredo (PDT).

O prefeito projeta que, pelo pouco número de candidatos no município, a eleição será muito polarizada. Ele enxerga que, por Juazeiro ter muitos eleitores, era esperado que houvesse cinco ou seis candidatos, mas, atualmente, apenas quatro se mantém: Glêdson, o deputado Fernando Santana (PT), Germano Lima (Psol) e Sued Carvalho (UP).

O principal adversário deve ser Fernando Santana, concorrendo com a força da máquina estadual. Filiado ao PT, ele vai contar com o apoio de siglas como MDB, PSB, PSD e Republicanos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gledson bezerra

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar