Sete caciques políticos negociam e irão decidir a vice de Evandro

O pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza tem um arco de aliança de oito partidos e com nomes de peso nas tratativas

16:13 | Jul. 19, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
FORTALEZA-CE, BRASIL, 17-12-2023: Evandro Leitão se filia ao PT, em evento com presença de Camilo Santana / Elmano de Freitas / Jose Guimarães / Augusta Brito e aliados de varios partidos. (Foto: Aurelio Alves/O Povo) (foto: AURÉLIO ALVES)

O pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), possui um grande arco de alianças com oito partidos apoiando o nome dele no pleito. Destas siglas, nomes importantes da política estadual são responsáveis por dialogar e definir quem será a vice do petista. Dentre os líderes do bloco, sete possuem mais destaques na mesa de negociações.

Estes caciques são: o próprio Evandro, o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o senador Cid Gomes (PSB), o presidente do PSB, Eudoro Santana, e os presidentes municipais e estaduais do PSD, Luiz Gastão e Domingos Filho, respectivamente.

Em fase final de discussões, o nome parece estar já pré-definido, de acordo com o que interlocutores confidenciaram ao O POVO, sendo a a favorita a deputada estadual Gabriella Aguiar, filha de Domingos. Um dos ouvidos disse que na política tudo é possível, mas, a preço de hoje, não crê em reviravolta, com a vaga saindo do PSD e indo, por exemplo, para o PSB.

A sigla socialista tem duas pré-candidatas a vice, mas lideranças do bloco divergem sobre a escolhida. Conforme o colunista do O POVO, Henrique Araújo, Camilo tem preferência pela vereadora Enfermeira Ana Paula, já Cid, por Luísa Cela, ex-secretária da Cultura.

A demora para a confirmação se dá pelo fato de serem muitas ideias das grandes lideranças para englobar uma só postulante a vice em Fortaleza. Além disso, há as articulações externas de cada partido.

O PSB despontou como favorito no início dos diálogos, muito pela força de Cid e Eudoro, pai de Camilo, mas após a janela partidária, quando o PSD triplicou a sua bancada na Câmara Municipal, saindo de dois para sete vereadores, o cenário começou a mudar.