"Meu livro favorito é a Bíblia" e "Meu ídolo é Jesus": o que os candidatos falam de religião

Do espectro político mais à esquerda ao mais à direita, pré-candidatos a prefeito de Fortaleza se manifestaram com frases e ações religiosas

Referências a religiões cristãs estão marcando presença nas publicações e ações dos pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza. Do espectro político mais à esquerda ao mais à direita, postulantes ao comando da Capital se manifestaram com frases que vão desde “meu ídolo é Jesus”, “meu livro favorito é a Bíblia”, até com a presença em eventos evangélicos e defesas de ideais religiosos no Congresso Nacional.

Em alguns dos casos, as referências religiosas ocorrem em publicações, divulgadas nas redes sociais dos pré-candidatos. No caso mais recente, o nome petista, Evandro Leitão (PT), publicou uma sequência de imagens com “curiosidades” sobre si, nas quais, entre habilidades no karatê e gosto por nadar no mar, estava a revelação: “Meu livro favorito é a Bíblia.”

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Conteúdos semelhantes também são utilizados pelo prefeito José Sarto (PDT), pré-candidato à reeleição. Em um vídeo veiculado no dia 26 de junho, o gestor é questionado sobre quem seria seu ídolo, ao que ele responde: “Jesus Cristo”.

O prefeito segue, dizendo que tem uma relação próxima com Deus e que conversa com Ele todos os dias. “Agradeço mais do que peço, nem tenho mais o direito de pedir”, diz Sarto na filmagem.

 


Confira as publicações e eventos dos pré-candidatos

Direita disputa eleitorado evangélico

No caso de nomes da direita, como Capitão Wagner, e, especialmente, Eduardo Girão e André Fernandes, a pauta evangélica já integra o discurso ideológico há tempos, o que segue ocorrendo e pode ser percebido em publicações, assim como em ações dos postulantes.

Nas redes sociais de Wagner, pode-se encontrar uma imagem do ex-deputado e sua esposa, a deputada federal Dayanny Bittencourt (União Brasil-CE), na qual os dois rezam pelo Capitão. "Nós nos enchemos de fé e esperança, na certeza de que viveremos um novo tempo”, diz a descrição.

Em outro material, semelhante ao de Sarto - no estilo mesacast/entrevista - Wagner responde um comentário sobre qual cargo teria nascido para exercer: “Policial, vereador, deputado ou prefeito?”. “Olha, na verdade eu nasci para ser servo. Primeiro, para servir a Deus acima de tudo”, começou o pré-candidato, depois citando funções como professor, secretário de saúde de Maracanaú, dentre outras.

Wagner, junto do pré-candidato à Prefeitura, André Fernandes, compareceram ainda ao evento ExpoEvangélica, que acabou ganhando ares eleitorais. No palanque, o pastor Francisco Everton discursava, quando se dirigiu aos dois pré-candidatos sentados na plateia, agradecendo-os pelas presenças e, em seguida, elogiando e declarando apoio explícito a Fernandes.

Fernandes é filho do pastor Alcides Fernandes, deputado estadual do Ceará, e é o nome apoiado oficialmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que também inclui pautas evangélicas nos discursos políticos. No Congresso, integra a Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados, defendendo ideais de interesse da Frente nas votações e nos discursos.

O mesmo ocorre com Eduardo Girão, neste caso no Senado Federal, local onde o senador chegou a montar um teatro com encenações anti-aborto. Além disso, nas redes sociais, a defesa das pautas ditas de interesse evangélico é ampla. Na própria descrição do perfil, o senador se elenca como “Cristão, Pró-Vida/Família”. Em uma publicação de muitas - também em formato de mesacast - ele comenta de um “pacto” que teria feito com Deus, após a escola das filhas sido cenário de disparos. “Livramento”, disse.

O eleitorado evangélico é comumente atrelado a espectros políticos mais à direita, mas é disputado por todos. A estratégia não vem por acaso: dados do Censo 2022 do IBGE mostram que o número de igrejas e templos no Ceará é mais que o dobro de estabelecimentos voltados para saúde, como hospitais, UBS, UPAs e clínicas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

José Sarto Evandro Leitão PT PDT André Fernandes Capitão Wagner

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar