Aracati: Bismarck lança chapa formada por mulheres e diz que Cid, Camilo e Elmano apoiarão gestão
Diretório municipal do PT já anunciou apoio à candidatura da oposição
10:17 | Jul. 15, 2024
O prefeito de Aracati, Bismarck Maia (Podemos), lançou como pré-candidata à sucedê-lo a vereadora Roberta Cardoso (Podemos). A novidade foi anunciada na noite deste domingo, 14, em transmissão ao vivo nas redes sociais. A ex-secretária de Educação Ana Mello (Podemos) comporá a chapa como pré-candidata à vice.
“Roberta trabalha comigo há muitos anos, desde quando eu era da Secretaria de Turismo. A Ana Mello tem experiência na educação, deu um show na educação", iniciou o chefe do Executivo municipal, que está no segundo ano de mandato e não pode tentar reeleição no pleito deste ano.
Leia mais
E prosseguiu: "Elas não são, repito, preguiçosas, são trabalhadoras, têm experiência, porque é fundamental para o Aracati não ter nenhum gestor que não tenha experiência, porque nós tivemos exemplo já de falta de experiência, pode ser bonzinho pra cá, bonzinho pra lá, mas sem experiência, sem competência, sem trabalho, sem compromisso com o povo, ninguém chega lá”.
Antes de encerrar a transmissão, o prefeito Bismarck afirmou que o grupo estará ao lado do senador Cid Gomes (PSB); do ministro da Educação, Camilo Santana (PT); e do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Segundo o gestor, "eles vão continuar a ajudar essas duas mulheres nessa próxima gestão" de Aracati.
Apesar do comentário e de atualmente ser alinhado ao governo estadual, o grupo de Bismarck encara uma postulação apoiada pelo PT municipal. Em Aracati, o diretório decidiu em maio retirar a pré-candidatura da vice-prefeita Denise Menezes, rompida com o gestor, e apoiar o ex-vereador Caetano Neto (Republicanos), que vem de uma família de políticos e é neto do ex-prefeito do município, Expedito Ferreira, eleito em 2004 e reeleito em 2008.
Caetano já foi filiado ao União Brasil, adversário do PT no Ceará, e também recebia apoio de Capitão Wagner (União Brasil), opositor do governismo estadual e federal.
Imbróglio com o diretório municipal do PT
O posicionamento do PT na campanha eleitoral de Aracati tem gerado declarações e trocas de críticas entre dois líderes políticos da cidade distante 147,13 km de Fortaleza.
Enquanto o deputado federal aracatiense José Airton Cirilo (PT-CE) reforçou “unidade” do PT municipal e, segundo ele, do diretório estadual em apoio à oposição, o atual prefeito Bismarck Maia (Podemos) criticou a escolha, alegando que o partido se entregou à “tradicional direita”, que “jogou o Aracati no fundo do poço”.
Ambos influentes em Aracati, Airton e Bismarck são fortes adversários políticos, mas hoje apoiam a gestão estadual de Elmano. Para o primeiro, no âmbito estadual, a tendência de apoio deve se repetir, firmando a parceria petista à chapa opositora ao prefeito Bismarck. Oficialmente, o PT Ceará ainda não homologou apoio.
Questionado pelo O POVO na sexta-feira, 12, o PT Ceará informou que o apoio em Aracati não está firmado oficialmente, já que teriam sido homologados apenas os municípios com menos de 50 mil eleitores até o momento. Aracati conta com 75.113 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE. Desta forma, a homologação deverá ocorrer nesta semana, segundo o diretório estadual da sigla.
Como foi a escolha de Bismarck em Aracati?
Aracati tinha outros quatro nomes postulando pela cabeça de chapa apoiada pelo prefeito Bismarck: Felipe Costa Lima, Xavier Maia, Sérgio Ricardo e Marcelo Porto. Contudo, ao O POVO, o prefeito havia antecipado que a vaga seria ocupada por uma mulher. A informação foi dada em entrevista no sábado, 14, durante evento do Podemos, em Fortaleza, partido que tem Bismarck como presidente estadual.
Já na live, o prefeito cravou: "Elas me representam e com elas é que eu vou estar em cada localidade com vocês conversando, porque elas são como se fossem eu. Elas representam a minha gestão, por isso o meu compromisso: Roberta do Bismarck e Ana do Bismarck serão prefeitas, se Deus quiser, e vice-prefeita".
Roberta relatou que as duas estão dispostas a seguir "junto com o grupo". "O senhor do meu ladinho esquerdo, do lado do meu coração e os deputados Eduardo e Guilherme do meu ladinho direito, que trabalham incansavelmente pela nossa cidade, a doutora Glaucia que também está aí diuturnamente trabalhando pelo Aracati, junto com todo o nosso grupo político, nós estamos aqui para continuar seguindo em frente", disse a postulante, referindo-se, respectivamente aos filhos do prefeito e à primeira-dama.