A cinco dias do início das convenções, apenas Novo e PSD anunciaram data para evento
Período oficializa formações de chapa e coligação. Além disso, das oito postulações, apenas um partido anunciou pré-candidata à vice-prefeitaA quatro dias do início das convenções partidárias, apenas os partidos Novo e PSD confirmaram data para oficializar formações de chapa e de coligação na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
Com o nome do senador Eduardo Girão colocado como pré-candidato a prefeito da Capital, o Novo foi o primeiro partido a anunciar data para convenção. Ele será oficializado como candidato no próximo dia 3 de agosto. Em comunicado, o partido ressaltou que o nome do vice "poderá" ser divulgado apenas no dia da convenção.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já o PSD, comandado em Fortaleza pelo deputado federal Luiz Gastão, realizará o evento ainda neste mês de julho, no próximo dia 27. A informação foi confirmada ao O POVO pelo dirigente partidário. A sigla está na disputa pela vice do PT, contudo, tem o nome do deputado federal Célio Studart à disposição para disputar candidatura própria.
Enquanto isso, o PT, que postula o comando da Capital com o deputado estadual Evandro Leitão, deve realizar a convenção partidária entre os dias 3 e 5 agosto. A informação foi dada pela presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, em entrevista coletiva na visita que fez ao Ceará na última sexta-feira, 12.
E os demais partidos?
As demais legendas que têm pré-candidaturas na Capital cearense ainda não divulgaram a data da convenção. O POVO entrou em contato nesta segunda-feira, 15, com os respectivos dirigentes ou assessorias, via WhatsApp e ligação telefônica. Confira o que disse cada uma:
O Psol, que tem o produtor cultural Técio Nunes como postulante a prefeito e a ambientalista Cindy Carvalho a vice, informou que a coordenação de campanha teria reunião nessa segunda e o tema deve estar em pauta, logo, a informação deve ser repassada.
Com a pré-candidatura do educador popular Haroldo Neto, o UP informou que deve confirmar a data nesta terça-feira, 16.
O PL, com o nome do deputado federal André Fernandes (PL) colocado na disputa, ainda não retornou sobre o assunto. Contudo, o presidente do PL Ceará, deputado estadual Carmelo Neto, projetou que o evento deve ocorrer no início de agosto, mas a definição está sob condução da comissão municipal, liderança por Fernandes.
Com o nome do ex-deputado federal Capitão Wagner, o União Brasil também foi procurado mas ainda não retornou para O POVO. O mesmo ocorre com o PDT, que tem o prefeito José Sarto (PDT) como pré-candidato à reeleição.
O PSTU tem o dirigente partidário Zé Batista como pré-candidato. O POVO tentou contanto pelo telefone de final 4701, mas não obteve sucesso. O espaço está aberto para manifestação.
Além desses partidos não terem anunciado a data das convenções partidárias, a maioria ainda não revelou quem ocupará a vaga de vice nas chapas, com exceção do Psol, conforme colocado acima.
O que é e quando pode ocorrer a convenção partidária?
De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Após o período, os nomes deixam de ser pré-candidatos e passam a ser oficialmente candidatos. Além disso, os nomes colocados na popularmente chamada "pré-campanha" podem mudar até a realização da convenção partidária.
As legendas têm até 15 de agosto para solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o evento pode ser realizado de forma presencial, virtual ou híbrida.
Relembre quem são os pré-candidatos a prefeito de Fortaleza
Fortaleza tem oito postulações anunciadas até o momento e uma outra colocada, mas não oficializada pelo partido, que é o caso do deputado federal Célio Studart (PSD). As demais são:
- Capitão Wagner (União Brasil), ex-deputado federal e dirigente estadual da sigla;
- José Sarto (PDT), atual prefeito de Fortaleza;
- André Fernandes (PL), deputado federal e dirigente municipal da sigla;
- Evandro Leitão (PT), deputado estadual que preside a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)
- Eduardo Girão (Novo), senador
- Haroldo Neto (UP), educador popular;
- Técio Nunes (Psol), produtor cultural e dirigente municipal da sigla;
- Zé Batista (PSTU), dirigente partidário.
Leia mais
Capitão Wagner e Evandro tentam se aproximar da juventude no Sana 2024
Célio Studart: "Debate sobre vice para mim é muito menor do que sobre concorrer"
André Fernandes fecha parceria com ex-marqueteiro de Lula, Milei, Tarcísio e Sérgio Moro
Gastão sobre matemática pesar na vice do PT: ‘PSD talvez seja o partido que mais mobilize’
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente