Pastor declara apoio a André Fernandes, em evento evangélico com presença de Wagner
Pastor Francisco Everton da Silva chamou Fernandes de "meu pré-candidato a prefeito". Wagner ouviu o discurso na primeira fileira
11:49 | Jul. 04, 2024
O evento evangélico Expoevangélica ganhou ares eleitorais, nessa quarta-feira, 3, com discurso do pastor Francisco Everton da Silva a favor do pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL). O evento também contava com outro postulante ao executivo da capital cearense, Capitão Wagner, que ganhou uma “saudação”.
No palanque, Francisco Everton discursava, quando se dirigiu aos dois pré-candidatos sentados na plateia, agradecendo-os pelas presenças. “Saudar aqui Capitão Wagner e meu amigo André Fernandes, amigo de longas datas”, começou o pastor.
O discurso seguiu com elogios ao pré-candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Francisco Everton chegou a dizer que ele próprio foi cogitado a concorrer como pré-candidato a prefeito de Fortaleza, mas que desistiu após reunião com Fernandes e “200 pastores.”
Confira o momento abaixo:
“Os pastores se reuniram e queriam colocar meu nome como pré-candidato a prefeito, e nós aceitamos. Quando André Fernandes colocou o nome dele, tivemos uma reunião e eu disse: ‘Você será o meu pré-candidato a prefeito’. Estivemos reunidos com mais de 200 pastores, presentes. É saber que temos responsabilidade cívica também, senão as coisas viram vulgares”, afirmou.
Em determinado momento, a filmagem intercala entre a fala do pastor e imagens da plateia, na qual André aparece em primeiro plano, confirmando levemente com a cabeça. Wagner é mostrado na mesma fileira, mais ao fundo, ouvindo o discurso.
A Expoevangélica 2024 ocorre até o sábado, 6 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. É considerado o maior festival cristão do Ceará.
Leia mais
André Fernandes e Capitão Wagner
Fernandes e Wagner são postulantes à Prefeitura e disputam apoio do eleitorado da direita, espectro político representado, além dos dois, pela pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo).
Wagner já chegou a relatar manter um "entendimento" com Fernandes para que, mais próximo da eleição, seja avaliada qual candidatura aparece à frente das pesquisas. Conforme ele, é possível que um dos dois retire candidatura para composição ainda no primeiro turno.
A informação foi negada por Fernandes, que elencou a própria pré-candidatura como "irretirável". "Nossa pré-candidatura e futura candidatura é inegociável. O maior partido do Brasil ao lado de Jair Bolsonaro já firmou que iremos até o fim e vamos pra ganhar", disse ao O POVO.
Nos últimos tempos, tem aumentado o tom de críticas entre aliados do deputado federal contra o ex-secretário da Saúde de Maracanaú.
Tancredo dos Santos (PL), pré-candidato a vereador de Caucaia, disse que existe uma possibilidade de André ser eleito ainda em primeiro turno, mas, para isso, Wagner e Eduardo Girão (Novo) deveriam retirar suas pré-candidaturas e declarar apoio a Fernandes.
Já o vereador de Fortaleza licenciado, Inspetor Alberto (PL), na mesma entrevista, comentou sobre a ala evangélica, afirmando que, antes os votos desta ala e da polícia só iam para o Capitão Wagner pois "não tinham opção". "Hoje tem o André", completou.