Elmano diz que ainda não conversou com Luizianne e que Evandro tem crescido por "carisma"

O governador do Ceará afirmou ter "simpatia" por uma mulher como vice na chapa encabeçada por Evandro e a definição será discutida com os partidos, mas "está próxima"

10:03 | Jul. 02, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
Governador Elmano e a vice Jade Romero têm reajuste salarial aprovado pela Alece nessa terça-feira,19 (foto: BEATRIZ BOBLITZ)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou nesta segunda-feira, 1º, que ainda não se encontrou com a deputada federal Luizianne Lins (PT) após o processo interno do PT que escolheu Evandro Leitão (PT) como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza.

Em evento do lançamento do Anuário do Ceará, Elmano destacou que irá tratar sobre as eleições de Caucaia com o Waldemir Catanho (PT) e destacou que tem a tranquilidade de que a reunião com sua aliada será em uma "hora adequada".

"Eu ainda não tive uma reunião com a nossa deputada Luizianne, ainda vamos conversar. Temos daqui a pouco um encontro para tratar da eleição de Caucaia, que ela está bastante envolvida. Estive com o Catanho no sábado, conversamos, ele me relatou a conversa que teve com ela. Nós estamos preparando uma conversa para fazer, mas tô tranquilo de que na hora adequada vamos avançar", disse.

Sobre Fortaleza, o governador afirmou que ainda não houve uma conversa específica sobre o cenário com os partidos que compõem o bloco de alianças. Ele pontua que as siglas irão apresentar os seus municípios prioritários e é inevitável que haja disputa entre PSB e PT, PSB e PSD, por exemplo.

Elmano se disse "animado" com a sua percepção sobre o nome de Evandro Leitão como pré-candidato em Fortaleza. Destacou que o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) tem uma boa perspectiva de crescimento por seu "carisma" e capacidade de agregar.

"Ele (Evandro) tem crescido pelo carisma dele, pela capacidade de trabalho, de reunir de juntar, de agregar, o que eu acho muito importante para um prefeito de uma cidade como Fortaleza. Gente que una, que agregue, não gente que gosta mais de brigar do que de unir", afirmou.

Elmano diz que decisão de vice está perto e é simpático a uma mulher

Questionado se tem uma preferência por uma mulher ser vice na chapa de Evandro, Elmano disse ter uma simpatia, mas não vê como algo essencial e fundamental para a escolha e até poderia ter uma candidata a prefeita, porém, em suas palavras "depende de cada momento".

"Acho que nós temos grandes nomes de companheiras como candidatas a vice, eu tenho simpatia pela ideia de ser uma vice, não tenho como uma coisa definidora 'tem que ser'. Eu acho que pode ser, é muito bom que seja, mas não é um princípio fundamental. Como eu acho que podia ser uma companheira candidata a prefeita. Isso depende a cada momento", afirmou.

Elmano ainda declarou que os nomes cotado são "muito bons" e deve-se pesar qual mais agrega em quesitos como história pessoal, diálogo e interseção em setores que o candidato a prefeito não tem. Ele pontuou que a decisão deve ser coletiva e está perto.

"Qual é o partido que mais reúne, qual é a candidata que mais agrega, que ajuda a unir ainda mais a nossa base aliada. Quando chegar o momento da decisão, que tá perto, nós vamos ter que colocar todos esses contingentes e aí avaliar que nome mais se adequa numa decisão que deve ser coletiva, não é do candidato, não é do governador, não é do ministro, é de um conjunto de coisas que nós vamos avaliar e aí ter que tomar uma decisão para um nome ou para o outro", completou,

Com informações da repórter Thays Maria Salles