Pesquisa Datafolha Fortaleza: Célio diz que 8% 'estimula' PSD a manter pré-candidatura

Da base do governo estadual, PSD é uma das siglas que disputam vaga de vice em chapa encabeçada pelo PT

Quinto colocado na primeira pesquisa Datafolha sobre as eleições para a Prefeitura de Fortaleza, o deputado federal Célio Studart (PSD) defende que o resultado de 8% no levantamento indica a necessidade de o partido lançar candidatura própria nas convenções partidárias.

O PSD ainda não fez evento para lançar a postulação, mas Célio é o nome do partido que se colocou disponível para a corrida eleitoral pelo Palácio do Bispo. A sigla, no entanto, compõe a base do governo estadual, comandado por Elmano de Freitas (PT), que tem o deputado estadual Evandro Leitão (PT), como pré-candidato a prefeito de Fortaleza.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Diante desse cenário, o PSD é um dos partidos que mira a vaga de vice do PT. Em conversa com O POVO, o presidente da sigla, deputado federal Luiz Gastão, argumentou que o PSD tem as "maiores condições" para ocupar a posição. Ele citou pontos como maior tempo de TV e segunda maior bancada na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Os mesmos critérios, no entanto, são apontados por Célio para manter sua pré-candidatura encabeçando chapa.

"Existe um capital eleitoral que nós temos forte e que nos leva a crer que a participação do PSD no primeiro turno tem duas importâncias grandes. Primeiro, o partido é grande, tem tempo de TV, tem estrutura, tem três deputados federais. Segundo, porque existe uma bancada de vereadores a ser eleita e essa bancada ela ganha com voto de legenda também. Então, isso estimula. 8% é um percentual muito alto para você desperdiçar no primeiro turno", avaliou o deputado federal.

Para Célio, o eleitorado o enxerga como um "pré-candidato independente", diferentemente de nomes como Evandro, que conta com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o deputado federal André Fernandes (PL), endossado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "É muito claro que o eleitor não vê um apadrinhamento político por nenhuma grande figura nacional, pelo menos por nenhum ex-presidente."

Além disso, ele jogou a decisão do PSD de lançar ou não sua postulação paras convenções partidárias, período em que as siglas definem os candidatos e as coligações. "E, até lá, eu defenderei que a gente tem que lançar. O que importa realmente é o que ocorre depois. Não vejo aí um cenário para que a gente retire essa postulação. Vejo um cenário para que o PSD concorra", crava Célio.

"Se a gente tivesse pontuando 0%, 1%, eu diria: 'olha, talvez seja um desgaste desnecessário'. Pontuando de forma consistente, como eu tenho visto nas internas e nessas registradas, de 6 a 7 a 8%, não se desiste de candidatura com 8%", finaliza o postulante.

ANÁLISE | Italo Coriolano: Célio aparece bem e "valoriza passe" do PSD por vice

Confira a primeira pesquisa Datafolha sobre as eleições em Fortaleza:

  • Capitão Wagner (União Brasil): 33%
  • José Sarto (PDT): 16%
  • André Fernandes (PL): 12%
  • Evandro Leitão (PT): 9%
  • Célio Studart (PSD): 8%
  • Eduardo Girão (Novo): 5%
  • Haroldo Neto (UP): Não pontuou
  • Técio Nunes (Psol): Não pontuou
  • Branco/nulo: 12%
  • Não sabe: 4%


Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais e para menos, Sarto, Fernandes, Leitão e Célio estão tecnicamente empatados. 

A pesquisa Datafolha foi contratada pelo Grupo de Comunicação O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-01909/2024. A pesquisa foi realizada de 24 a 26 de junho de 2022 com 644 pessoas entrevistadas pessoalmente. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

VEJA | Pesquisa Datafolha Fortaleza: Wagner 33%, Sarto 16%, André Fernandes 12%, Evandro 9% e Célio 8%

 

Com informações de João Paulo Biage, correspondente do O POVO em Brasília

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pesquisas eleitorais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar