Pesquisa Datafolha: André projeta 2° turno e diz que direita "está toda unida" com ele
O deputado bolsonarista aparece com 12% das intenções de votos na corrida para Prefeitura de FortalezaDeputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL) falou sobre a pesquisa Datafolha encomendada pelo O POVO. O parlamentar bolsonarista afirmou que crê em uma chegada ao segundo turno e que a direita está unida em torno de seu nome.
Ao O POVO, André celebrou o crescimento dizendo que a sua entrada na disputa pelo Paço Municipal foi uma decisão acertada e contará com o apoio "fortemente" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua campanha.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Tem que entender que o Bolsonaro teve 41% dos votos (eleição de 2022) em Fortaleza. Então esse crescimento só mostra que a nossa entrada aí na disputa foi uma decisão acertada, ainda temos um universo de 41% de Fortaleza para agregar a nossa votação, Jair Bolsonaro estará junto conosco, desde o começo ele já esteve no lançamento da nossa pré-candidatura, mas ele estará conosco fortemente na campanha a partir das convenções", disse.
Capitão Wagner (União Brasil) lidera com 33% das intenções de votos, seguido por José Sarto (PDT) com 16% e por André Fernandes (PL) com 12%. Na sequência, aparecem os candidatos Evandro Leitão (PT), com 9% e Célio Studart (PSD), com 8%. Pela margem de erro de quatro pontos percentuais, os últimos quatro citados estão tecnicamente empatados.
Eduardo Girão (Novo) aparece na pesquisa com 5% das intenções de voto. Os candidatos Haroldo Neto (UP) e Técio Nunes (Psol) foram citados na pesquisa, mas não chegaram a 1% das intenções de voto.
Análise: Para chegar ao segundo turno, André precisa ir além do bolsonarismo
"Temos 41% dos votos de Fortaleza para ir buscar e eu acredito que a gente consiga agregar a grande maioria nos colocando em segundo turno. E aí segundo turno é outra eleição. Mas isso é muito bom. Seguimos aqui firmes e confiantes", prosseguiu Fernandes.
Questionado sobre o cenário com os demais pré-candidatos da ala da direita, o líder das pesquisas Capitão Wagner e o senador Eduardo Girão, André Fernandes disse não acreditar em divisão de votos da direita. De acordo com ele, "a direita está toda unida" e é um time coeso que está alinhada em sua pré-candidatura.
"Não acredito nessa divisão de votos da direita. Somos o pré-candidato que mais cresce nas intenções e acredito que isso vai se consolidar até o final do primeiro turno quando iniciar o tempo de televisão e que a gente mostrar que Jair Bolsonaro e a direita está toda unida. É um time coeso que está com André Fernandes. Não acredito nessa divisão", completou.
O deputado federal ainda despistou qualquer probabilidade de tirar a sua pré-candidatura para apoiar Capitão Wagner. Sobre um possível acordo , Fernandes destacou que não foi firmado nada.
"Não tinha esse possível acordo. A gente conversou, mas não firmamos nenhum possível acordo. Não existe isso. O PL acredita e nós acreditamos que estaremos no segundo turno, então não existe essa possibilidade", disse.
Com informações de João Paulo Biage/correspondente do O POVO em Brasília