Três em cada quatro eleitores de Fortaleza estão interessados na eleição para prefeito
Números foram revelados pela pesquisa Datafolha que mediu o interesse do eleitor da Capital na disputa, além da intenção de voto
12:28 | Jun. 28, 2024
Três em cada quatro eleitores de Fortaleza, 74%, declararam ter interesse nas eleições para a Prefeitura em outubro deste ano, como mostra a pesquisa Datafolha divulgada pelo O POVO nesta quinta-feira, 27. Destes, 32% afirmaram ter grande interesse, 32% médio interesse e 9% declararam ter pequeno interesse na eleição para prefeito da capital cearense.
Já 25%, isto é, um quarto dos ouvidos pela pesquisa, disseram não ter nenhum interesse no processo de escolha do gestor de Fortaleza. 2% não opinaram. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais e para menos.
Em comparação com 2020, em pesquisa de outubro daquele ano, já com as candidaturas oficializadas e as propagandas sendo divulgadas, observa-se que as atuais taxas de interesse são próximas às daquela data.
Os números da última pesquisa Datafolha não são muito diferentes também quanto ao interesse na eleição para vereador. Entre os entrevistados, 69% afirma ter interesse nas eleições legislativas de Fortaleza, sendo 25% grande interesse, 30% médio interesse e 14% pouco interesse. 28% dos eleitores ouvidos disseram não ter interesse na disputa por vagas na Câmara Municipal, enquanto 2% afirmaram não saber.
Sarto e Evandro são os pré-candidatos de maior interesse
Sobre os quatro pré-candidatos mais bem colocados, o prefeito José Sarto (PDT) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), são aqueles nos quais eleitores demonstraram maior interesse, com 86%. O deputado federal André Fernandes (PL) aparece em seguida com 80% e Capitão Wagner (União Brasil) completa a lista com 77%.
Dos nomes que estão na corrida para ser prefeito de Fortaleza, o pré-candidato petista é o que os entrevistados declararam ter a maior porcentagem de grande interesse, sendo 53%. 27% afirmaram ter médio interesse, 6% pequeno. 12% não tem interesse e outros 2% não sabem.
O pré-candidato da ala bolsonarista tem alto índice de grande interesse, sendo 48%. Já 25% são médio e 7% pequeno. 20% dos entrevistados no setor falaram que não têm interesse nenhum na pré-candidatura de André Fernandes.
Sobre o prefeito de Fortaleza, 38% mostraram ter grande interesse e 35% médio. 13% dos entrevistados se posicionaram com pequeno interesse, 11% com nenhum e 2% informou que não sabe.
Capitão Wagner, que lidera as pesquisas de intenção de votos, mas aparece com a menor porcentagem de interesse, tem 31% dos entrevistados afirmando ter grande interesse. 31% médio e 9% pouco. 22% são dos que destacaram não ter nenhum interesse, apenas 1% não soube responder.