Elmano minimiza percentual de Evandro em pesquisa e lembra 2022: "Ganhamos no 1° turno"
O governador argumentou que a população ainda não está, de fato, envolvida no processo eleitoral, Segundo o petista, no momento em que os projetos forem apresentados, as pesquisas serão importantes
21:53 | Jun. 28, 2024
Para o governador Elmano de Freitas (PT), a população de Fortaleza ainda não está envolvida no processo eleitoral, portanto, não está escolhendo ainda os seus candidatos. Questionado sobre o desempenho de Evandro Leitão (PT), com 9% de intenções de votos, segundo pesquisa Datafolha encomendada pelo O POVO, o petista relembrou sua campanha em 2022, quando cresceu rapidamente e venceu no primeiro turno.
"Eu lembro que em 2022, já em julho, eu fui lançado como candidato a governador e eu tinha 4%. E nós ganhamos a eleição no primeiro turno. O que isso quer dizer? Quer dizer que a população não está ainda envolvida no processo eleitoral, não está ainda escolhendo os seus candidatos", afirmou nesta sexta-feira, 28, em coletiva no Centro de Eventos, onde participou de solenidade do prêmio Escola Nota Dez.
Na disputa pela Palácio da Abolição, Elmano terminou com 53% dos votos válidos, à frente de Capitão Wagner (União), que hoje lidera a corrida para prefeito de Fortaleza com 33%, de acordo com o Datafolha, e em 2022, para governador, teve 31,72%. Roberto Cláudio (PDT), ex-prefeito da capital, teve 14,14%.
Leia mais
"A população está cuidando de arrumar o seu emprego, cuidar de alguém da sua família que está com problema de saúde", completou o governador.
Elmano afirmou que as pesquisas terão um papel mais importante quando chegar o período da eleição em si, momento em que os concorrentes, na avaliação do petista, serão apresentados, e os eleitores irão conhecer a história de cada um projeto político no qual se insere e também as propostas.
"Quando chegar a eleição, vamos deixar a população conhecer os seus candidatos, conhecer a sua história, qual é o projeto político que essa pessoa representa, quais são as propostas. Aí, sim, as pesquisas vão ter um papel mais importante. Porque vai ser o começo de fato da avaliação do eleitor com os candidatos efetivamente apresentados", disse.
Leia mais
Evandro tecnicamente empatado com Sarto, André, Célio e Girão
Evandro, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), pré-candidato apoiado por Elmano e outros nomes, como o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o líder do Governo Lula, o deputado federal José Guimarães (PT), aparece com 9% das intenções de voto.
Com a margem de erro em quatro pontos percentuais, para mais e para menos, Leitão está tecnicamente empatado com José Sarto (PDT), que tem 16%, André Fernandes (PL), com 12%, Célio Studart (PSD), com 8%, e Eduardo Girão (Novo), com 5%.
O pré-candidato petista foi na mesma linha de Elmano e destacou que a campanha ainda não começou. Evandro se mostrou confiante e afirmou que quando a população conhecer o suas propostas, irá mostrar apoio ao seu projeto.
"O que fica claro é que Fortaleza não quer esse modelo de gestão que está aí hoje, quer mudança. E também não quer aqueles que representam o desastre que tivemos com Bolsonaro na Presidência", disse.
"Quando a população conhecer mais de perto o nosso projeto, nossas propostas, que não olhe apenas para a área mais rica da cidade, como a atual gestão de Fortaleza, tenho muita confiança que estará do nosso lado nessa luta", completou.
Com informações de Ludmyla Barros/Especial para O POVO
Análise: Evandro tem 9%, cola em André Fernandes e fica perto de Sarto
Evandro é mais forte no eleitorado masculino, mais velho e com maior escolaridade