Pesquisa eleitoral é confiável? Entenda seu funcionamento e desafios

Entenda como o processo para desenvolvimento de uma pesquisa eleitoral funciona e os principais institutos responsáveis no Brasil

Os candidatos não são os únicos protagonistas das eleições e compartilham seu espaço nas telas e na mente dos eleitores com um elemento complementar: a pesquisa eleitoral. Esta objetiva avaliar a intenção de votos dos cidadãos e suas opiniões a respeito dos concorrentes.

Pesquisa Datafolha Fortaleza é divulgada; VEJA resultados

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Considerando o percentual de margem de erro, as estatísticas não revelam um resultado absoluto, mas estimativas sobre determinados candidatos com base em modos de coleta distintos e no nível de confiança da própria pesquisa.

Conheça mais sobre o funcionamento das pesquisas eleitorais a seguir.

Pesquisa eleitoral: seleção e formatos de pesquisa

Sobre a seleção dos entrevistados, o doutor em Administração Pública e Governo (FGV-SP), Eduardo Grin, destaca a existência de cotas definidas pelas empresas. A divisão pode acontecer por gênero, idade, renda e até distribuição por território.

“De tal modo que as amostras sejam uma espécie de representação geral daquilo que é a sociedade nas suas principais características demográficas”, adiciona.

Os principais métodos utilizados tendem a seguir a aplicação de um questionário, mas pesquisas com grupos focais (focus groups) também são uma opção.

“Reúnem-se certos perfis de eleitores em salas, conduzidas por moderadores, que tentam aprofundar a percepção das pessoas sobre certos temas que um questionário não consegue coletar”, completa.

Pesquisa eleitoral: margem de erro e desafios da pesquisa

É no contexto de entendimento da intenção de votos do cidadão e da confiabilidade do processo que a margem de erro é introduzida. “Em geral, as pesquisas trabalham com 95% de confiança, com margem de erro de 5%, para mais ou para menos”, explica Grin.

“O que muda na definição da margem de erro? É custo, porque quanto menor a margem de erro, mais questionários têm de aplicar, e tempo, porque tem que aplicar mais questionários. Nesse sentido, é isso que define”.

Entre os desafios enfrentados durante a pesquisa, está a certeza de uma amostra que selecione de maneira imparcial e objetiva, representando a sociedade de forma que os resultados não sejam enviesados. “A distribuição da amostra no território tem que ser feita para garantir a maior aleatoriedade possível”, diz o profissional.

Um segundo fator que merece destaque seria a transparência, em especial na forma como as amostras foram aplicadas e calculadas. Em seguida, o tipo de pergunta presente nos questionários deve manter neutralidade, sem induzir as respostas do eleitor.

Pesquisa eleitoral: principais institutos no Brasil

Confira um destaque com os principais institutos responsáveis pelo levantamento de intenção de voto no País. 

Pesquisa eleitoral: Datafolha

Fundado em 1983, o Datafolha se descreve como “um instituto independente de pesquisa de opinião do Grupo Folha, que atua com pesquisa eleitoral e levantamentos estatísticos para o mercado”.

O instituto ganhou popularidade durante o ano de 1989, quando o Brasil retornou às eleições diretas.

Pesquisa eleitoral: Ipec

Fundado em 2021, o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, ou Ipec, é responsável por “pesquisas e análises no âmbito da sociedade, comunicação, gestão pública e eleições”.

Em relação à opinião pública, o Ipec pode analisar as expectativas do eleitor, a avaliação de estratégia das campanhas, o monitoramento das intenções de voto, o tracking eleitoral e a radiografia do voto.

Pesquisa eleitoral: Ipespe

O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e sediada na capital do estado de Pernambuco, Recife.

Há 38 anos de atuação no mercado, o instituto indica a realização de levantamentos e pesquisas em todos os 5.570 municípios brasileiros.

Pesquisa eleitoral: Quaest

Sediado em Belo Horizonte, o instituto de pesquisa Quaest inicialmente trabalhava apenas com pesquisas eleitorais no estado de Minas Gerais, mas expandiu sua atuação e já desenvolveu levantamentos de votos na corrida presidencial.

Pesquisa eleitoral: Atlas (Atlas Intel)

Com atuação na América Latina, incluindo o Brasil, o instituto Atlas, ou Atlas Intel, destaca a presença do Atlas Monitor. Este é descrito como “uma ferramenta personalizável de inteligência de mídia social que fornece monitoramento granular de negócios, organizações, tópicos, campanhas políticas, etc.”.

Pesquisa eleitoral: MDA

Criado por docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 1988, no estado de Minas Gerais, o Instituto MDA realiza pesquisas nos formatos online, presencial e por telefone.

O seu principal contratante é a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

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