Pesquisa eleitoral: entenda o que é margem de erro

Saiba como a margem de erro funciona nas pesquisas eleitorais e o que ela pode representar no processo de resultados

Com a chegada das eleições, os candidatos também dividirão as telas com as pesquisas eleitorais. Estas objetivam indagar aos eleitores suas opiniões a respeito dos concorrentes, mas podem causar dúvidas em relação a alguns termos, entre eles a “margem de erro”.

As pesquisas, de acordo com texto aprovado na resolução 23.727/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se diferenciam de enquete ou sondagem. Os dois últimos são caracterizados por levantamento de opiniões sem plano amostral nem utilização de método científico para a realização.

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Nessa semana, O POVO divulgará o resultado da pesquisa Datafolha para as eleições municipais. Enquanto a publicação é aguardada, confira o significado de margem de erro e o que ela representa para os resultados.

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Pesquisa eleitoral: o que é margem de erro?

Para entender a margem de erro, é preciso conhecer uma segunda palavra: “amostragem”. As amostras são responsáveis por viabilizar as pesquisas eleitorais, atuando por meio de um grupo de entrevistados que representam os diferentes perfis da população.

É nesse contexto de entendimento da intenção de votos do cidadão e da confiabilidade do processo que a margem de erro é introduzida. Em seu portal, o instituto DataSenado exemplifica o processo da seguinte maneira:

“(Se uma pesquisa indica) (...) que 24% dos eleitores pretendem votar em um candidato A, com uma margem de erro de 3% e nível de confiança de 95%, pode-se inferir com 95% de chance de acertar que a real votação que o candidato A obteria, caso a eleição ocorresse na mesma data da pesquisa, seria algo entre 21 e 27% de votos dos eleitores (24±3%)”.

Não se trata, portanto, de um resultado absoluto, mas estimativas sobre determinados candidatos com base em modos de coleta distintos e no nível de confiança da própria pesquisa.

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Pesquisa eleitoral e a ponderação estatística

O resultado das pesquisas eleitorais também leva em consideração as ponderações estatísticas. Ainda seguindo os conceitos apresentados pelo DataSenado, após o término do trabalho de campo, as observações coletadas recebem “pesos” para a expansão do resultado obtido.

Os dados ponderados vão considerar fatores de acordo com sua metodologia. Isso implica avaliar a probabilidade de seleção, a taxa de resposta, a distribuição demográfica da população em estudo, entre outros.

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Pesquisas Eleitorais

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