Grupo de Luizianne define que apoio a Evandro será decidido por cada liderança
Campo de Esquerda, grupo dentro do PT ligado à deputada federal, encaminhou que o encontro será feito no dia 20 de julho
22:14 | Jun. 24, 2024
O Campo da Esquerda, grupo de petistas liderados pela deputada federal Luizianne Lins, realizou a primeira reunião presencial na sexta-feira, 20. Na ocasião, foi encaminhado que encontro da ala será feito no dia 20 de julho.
Dentre os temas a serem abordados, estão os princípios para atuação do grupo, estratégias de apoio às pré-candidaturas a vereadores da corrente, e o diálogo sobre a participação na campanha majoritária em Fortaleza.
Apoio a Evandro
De acordo com uma petista, na reunião de sexta foi definido que o Campo da Esquerda não terá centralidade sobre o apoio ou não ao pré-candidato Evandro Leitão, que será o nome do PT na disputa pelo Paço Municipal. "Cada corrente ou lideranças que compõem o Campo irá definir como se dará esse apoio", declarou.
A posição de Luizianne em relação a Evandro era incerta após algumas declarações da deputada, que foi preterida na corrida interna para candidatura do PT. A criação da ala veio depois do processo de escolha.
A ex-prefeita ainda não teve nenhum diálogo com o Leitão após o processo de decisão. O pré-candidato do PT chegou a se manifestar afirmando que irá procurá-la em uma hora oportuna, mas ressaltou que deve-se "respeitar o tempo das pessoas".
Luizianne destacou que só tomará qualquer posição após várias conversas, principalmente com o governador Elmano de Freitas (PT). Eles ainda não se encontraram ou dialogaram depois do encontro municipal do PT.
Pré-candidatos a vereadores pelo campo
Sobre as pré-candidaturas dentro do Campo, o grupo espera eleger três nomes para a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Integram a ala e são cotados para concorrer à vereança: a vice-presidente municipal do PT, Liliane Araújo, a vereadora Professora Adriana Almeida, Paulo Assunção, Ana Lúcia Vitorino e Mariana Lacerda.
De acordo com aliados próximos a Luizianne e que compõe o grupo, a ideia é de retomar o PT às suas "raízes", como apontaram Liliane Araújo e também Deodato Ramalho, ex-presidente do PT e superintendente do Ibama no Ceará.
A deputada federal também irá assumir a coordenação do programa de governo do pré-candidato à Prefeitura de Caucaia, Waldemir Catanho (PT), antigo aliado de Luizianne. Apesar disso, ela promete ser participativa nas campanhas em Fortaleza de vereadores do seu grupo.
Em evento do bloco liderado pela petista, ela se manifestou pela primeira vez após a disputa interna do partido. Na ocasião, Luizianne disse "lamentar muito" os processos e o rumo do PT, que, de acordo com a deputada, está "esvaziado pelo pragmatismo".