Raimundo Gomes de Matos deixa o PL após declarar apoio à reeleição de Sarto
Ele havia dito ao O POVO que apoiará o atual prefeito de Fortaleza nas eleições municipais. André Fernandes, pré-candidato do PL, disse que tal postura é incompatível com o partido
18:08 | Jun. 19, 2024
Raimundo Gomes de Matos, presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), se desfiliou do PL após ter declarado, em entrevista ao O POVO, apoio à reeleição do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). A informação foi confirmada pelo pré-candidato do PL ao Paço Municipal, o deputado federal André Fernandes.
"Informo que o sr. Raimundo Gomes de Matos, atual secretário da Funci de Fortaleza, não se encontra mais nos quadros do Partido Liberal. O PL é oposição ao prefeito de Fortaleza e seu modelo de gestão", afirmou André ao O POVO nesta quarta-feira, 19.
"O Partido Liberal é oposição ao prefeito de Fortaleza e seu modelo de gestão. O PL também é oposição aos governos estadual e federal do PT. O Partido Liberal mantém a coerência em não ter nenhum ministério em Brasília e nenhuma secretaria no Governo do Ceará nem na Prefeitura de Fortaleza", completou.
André afirma ter procurado Raimundo após a declaração do secretário ao O POVO de que irá apoiar Sarto. De acordo com o pré-candidato a Prefeitura, tal postura é incompatível com continuidade dele no partido. Gomes de Matos não se manifestou de forma contrária e enviou o requerimento de desfiliação partidária ao presidente estadual do PL, o deputado estadual Carmelo Neto.
Raimundo está no partido desde 2022, quando foi candidato à vice-governador pela chapa encabeçada por Capitão Wagner (União Brasil), hoje também pré-candidato ao cargo de prefeito de Fortaleza. Antes, ele era do PSDB, sigla pela qual onde foi prefeito de Maranguape e deputado federal por seis mandatos consecutivos.
Gomes de Matos foi convidado pessoalmente por Sarto para assumir o cargo na Prefeitura. O seu filho, o vereador Pedro Matos deixou o PL na janela partidária e se filiou ao Avante, que integra a base do atual prefeito de Fortaleza.
Procurado pelo O POVO, Raimundo Gomes de Matos explicou que se sente "confortável" para apoiar a reeleição do prefeito Sarto, mesmo acreditando que Fernandes e os demais postulantes alinhados à direita, como Capitão Wagner (União Brasil) e Eduardo Girão (Novo), possam apresentar bons projetos.
Ele também contou que comunicou a saída ao presidente estadual do PL, deputado Carmelo Neto, com cópia para Fernandes. O dirigente partidário teria pedido para postergar a decisão, ao que Gomes preferiu resolver antes de se tornar um "problema".
"Por coerência minha, não ficava de bom alvitre quem apoia o prefeito Sarto e é filiado a outro partido que não está na base dele", iniciou. "Praticamente, eu me antecipei em proceder dessa maneira, para também deixar o partido à vontade. Eu também fico livre de qualquer articulação que eu possa fazer sem ser mal visto".
Raimundo Gomes contou que recebeu convites, durante a janela partidária, para se filiar a partidos como PSDB, Agir e Avante, numa possível postulação à vereador de Fortaleza, mas afirmou que, no momento, além de Sarto, seu foco é a pré-candidatura do filho ao parlamento municipal. (Colaborou a repórter Thays Maria Salles)