Roberto Pessoa sobre apoio do PT em Maracanaú: "Decisão histórica"
Diretório nacional petista priorizou Pessoa, em vez do pré-candidato filiado ao PT, o deputado estadual Julinho
11:11 | Jun. 11, 2024
O prefeito Roberto Pessoa (União Brasil) emitiu nota, via redes sociais, celebrando o apoio do PT à atual gestão municipal nas eleições de 2024 em Maracanaú, cidade distante 23,6 km de Fortaleza. O pronunciamento se deu na manhã desta terça-feira, 11, um dia após a decisão do diretório nacional petista, que priorizou Pessoa, em vez do pré-candidato filiado ao PT, o deputado estadual Júlio César Filho, o Julinho.
No texto, o apoio é elencado como uma “decisão histórica”, uma “união de forças” em prol de Maracanaú.
“O Diretório Nacional do PT tomou uma decisão histórica: homologar a resolução do diretório municipal de Maracanaú de apoiar a reeleição do prefeito Roberto Pessoa. Uma decisão que une todas as esferas do poder para atender as demandas do nosso povo e fazer uma Maracanaú cada vez mais forte”, informa a nota.
Confira o pronunciamento abaixo:
Julinho recorreu da decisão do PT Municipal, em um trâmite que durou mais de dois meses
A decisão do PT Nacional vai em conformidade com o PT de Maracanaú, que, desde março, havia firmado apoio a Pessoa. No entanto, entrava em choque com pretensões de Julinho, que havia se filiado ao PT em 2022, visando ser o nome da legenda nas eleições de 2024, na cidade metropolitana.
Julinho recorreu da decisão municipal às instâncias estadual e nacional, em um trâmite que começou no início de abril e, até esta segunda, seguia em análise após diversos adiamentos.
Pouco antes do resultado, o deputado havia afirmado que respeitaria a decisão do PT Nacional, caso fosse preterido. Com a confirmação, ele se pronunciou alegando ter recebido a notícia "cabeça erguida".
"Lutei até a última instância representando um grupo que, assim como eu, acredita em uma mudança consistente para o nosso município", afirmou.
E seguiu: "Continuarei trabalhando pela população da minha terra natal e por todo o Ceará. Não ando sozinho. Por isso, conversarei com o governador Elmano, o ministro da Educação, Camilo Santana e meu grupo político no município para traçar os próximos passos".
Julinho e Pessoa se enfrentaram no pleito de 2020, na qual o último saiu vencedor. Na época, Julinho era filiado ao Cidadania. O PT marcava presença no pleito com Daniel Baima, que acabou em terceiro lugar.
O atual prefeito é filiado ao União Brasil, que faz parte da gestão do presidente Lula (PT), mas faz oposição ao PT em diversos municípios. Dentre eles, Fortaleza, onde o pré-candidato é Capitão Wagner. Ele, inclusive, fazia parte da gestão de Pessoa até meados deste ano, sendo secretário de Saúde de Maracanaú.