Juazeiro não alcança meta de 2º turno nas eleições de 2024 por menos de 800 eleitores

Na última atualização divulgada pelo TRE-CE, o montante era de 199.223 eleitores. Assim, no Ceará, apenas os municípios de Fortaleza e Caucaia seguem com a possibilidade de terem um 2º turno no pleito deste ano

Apesar de ampla mobilização para transferências de domicílio eleitoral e regularizações de títulos, o município de Juazeiro do Norte não conseguiu alcançar a marca de 200 mil eleitores, necessária para a possibilidade de realização de um segundo turno.

Na última atualização do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), realizada nesta segunda-feira, 10, o montante chegou a 199.223 eleitores, ou seja, faltando apenas 777 pessoas para a meta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Assim, apenas os municípios de Fortaleza e Caucaia seguem com a possibilidade de um segundo turno, que ocorre em 27 de outubro, caso nenhum candidato nas duas cidades alcance mais da metade dos votos válidos para vencer na primeira etapa.

Juazeiro quase alcançou meta, mas número caiu

Os balanços do montante de eleitores estavam sendo divulgados diariamente no portal do TRE-CE. O número de Juazeiro do Norte aumentava ou diminuía, conforme as atualizações.

Essa variação ocorre porque algumas solicitações aguardavam atendimento, cujo período duraria, segundo o Tribunal, até o dia 5 de junho, conforme estabelecido pelo calendário eleitoral. O prazo acabou se estendendo.

Em algumas ocasiões, Juazeiro quase alcançou a meta. Em 13 de maio, por exemplo, o município contava com 199.896 eleitores nas duas zonas eleitorais da cidade. Ou seja, estava apenas a 104 eleitores de se tornar a terceira cidade apta à realização de um segundo turno. Depois, o número começou a cair, até alcançar o montante atual.

O período para regularização e transferência do título eleitoral terminou oficialmente em 8 de maio. Os que não solicitaram atendimento e estão em situação irregular não poderão votar neste ano e deverão solicitar uma certidão circunstanciada para não perderem os direitos eleitorais.

Os atendimentos são os mais variados e, inclusive, incluíam aqueles que votam em Juazeiro, mas transferiram o domicilio para outros locais do Brasil, o que ocasiona a diminuição dos eleitores.

Também estão inclusas ações que não impactam o número de eleitores nas zonas eleitorais, como a alteração de endereço dentro da mesma cidade, alteração de nome social, dentre outros.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TSE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar