Evandro diz que Seuma reúne "interesses conflitantes" e cogita separar meio ambiente do urbanismo
Questões de Urbanismo e o Meio Ambiente ficariam em pastas separadas. Evandro ainda foi questionado sobre como lidaria com as outorgas onerosas em FortalezaO pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), afirmou, nesta quinta-feira, 9, que, em uma eventual gestão dele, as competências da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) poderão ser divididas em duas pastas distintas. O motivo para a separação seria um “conflito de interesses” dentro da Seuma, segundo a concepção do petista.
O deputado estadual participou da série de entrevistas com pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza, na Rádio O POVO CBN. Questionado sobre como lidaria com as Outorgas Onerosas de Alteração de Uso do Solo (OOAU), que permitem a construção de superprédios na capital cearense, Evandro comentou que "primeiro de tudo" pensa em uma possível divisão na Seuma.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“A primeira coisa que vamos rever é a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo. Temos que rever. Vamos estudar, porque eu vejo interesses conflitantes. Você não pode ter uma Secretaria de Meio Ambiente, que faz a preservação, quando por outro lado você tem os interesses de crescimento da Cidade, sobretudo da construção civil. Imagino com duas secretarias, mas isso iremos rever”, disse.
Assim, questões de Urbanismo e o Meio Ambiente ficariam em pastas separadas. Era assim até o governo da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), quando questões de urbanismo integravam a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Seinf) e havia a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) separada.
A junção de competências de Urbanismo e de Meio Ambiente se deu na gestão de Roberto Cláudio (PDT), em 2013, com a criação da Seuma.
Apesar de afirmar que os dois segmentos poderão integrar "duas Secretarias" diferentes, Evandro não deixou claro se o Urbanismo passaria a consistir em uma nova pasta ou se retornaria para a Seinf, por exemplo.
Quanto às outorgas, o petista disse que ia “estudar toda essa questão urbanística de Fortaleza”. “Para que possamos efetivamente dar uma posição para todos os nossos irmãos e irmãs de Fortaleza”, afirmou.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente