Faltam menos de 1.500 eleitores para Juazeiro do Norte atingir meta de ter 2º turno nas eleições

Objetivo é a atingir 200 mil pessoas aptas a votar no município

Na véspera do fim do prazo para alistamento eleitoral e transferência de domicílio eleitoral, Juazeiro do Norte está a 1.488 eleitores de ter a possibilidade de realizar segundo turno das eleições. Conforme última atualização do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), realizada na manhã desta terça-feira, 7, o balanço está em 198.512 pessoas aptas a votar na cidade da Região do Cariri.

Para realização de segundo turno, os municípios brasileiros precisam ter no mínimo 200 mil eleitores. Caso atinja a marca, o município será o terceiro do Ceará a poder realizar a disputa em dois momentos. Fortaleza e Caucaia são as únicas que atendem o critério até o momento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Juazeiro do Norte teve campanha de alistamento a fim de atingir a meta e até o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato da Silva Santos, transferiu o domicílio eleitoral para o município, de onde é natural. A mobilização tem o intuito de alcançar a marca de 70% da população apta ao pleito. O percentual está em 69,38%, conforme o Tribunal.

O número de eleitores em Juazeiro aumenta não apenas por alistamento, que é a emissão do primeiro título, mas por transferência de domicílio eleitoral como é o caso do desembargador. Além de Nonato, a juíza titular da 119ª Zona eleitoral, Samara de Almeida Cabral Pinheiro de Sousa, e o juiz titular da 28ª Zona, Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, trocaram os domicílios eleitorais para o município.

Como está a disputa em Juazeiro?

O embate mais evidente até o momento está entre o atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), que tenta quebrar a tradição e se tornar o primeiro gestor reeleito em Juazeiro do Norte, e o deputado estadual Fernando Santana, pré-candidato pelo PT.

Na segunda-feira, 6, o petista anunciou apoio do empresário local Gilmar Bender. Dias antes, na sexta-feira, 3, o chefe do Executivo municipal afirmou que não havia rompimento entre ele e Bender. O empresário já disputou a prefeitura de Juazeiro do Norte em 2016, pelo PDT, ocupando a segunda colocação. Em 2020, Bender fez campanha para Glêdson.

O vice-prefeito Giovanni Sampaio (PSB) chegou a lançar pré-candidatura ao Executivo municipal. Na ocasião, ele também anunciou rompimento político com Glêdson. Contudo, Sampaio esteve no encontro que oficializou o movimento de Bender a Santana.

Quando e por que ocorre segundo turno?

Nas eleições de 2024, o segundo turno está marcado para 27 de outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "o que define a possibilidade de realização de segundo turno é a adoção do critério da maioria absoluta de votos".

Ou seja, para ser eleito, não basta o candidato conseguir mais votos do que os concorrentes no primeiro turno, é necessário que ele obtenha mais da metade dos votos válidos, excluindo os votos em branco e os nulos.

O segundo turno acontece apenas em eleições majoritárias, aquelas que elegem cargos como presidente da República, governadores e prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores, além dos respectivos vices. Nesses casos, concorrem apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno da eleição.

A meta de Juazeiro é poder realizar segundo turno, mas isso não significa que o pleito em dois momentos está definido no município. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Glêdson Bezerra Fernando Santana TSE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar