Federação Psol-Rede fecha acordo sobre Fortaleza, com Técio para prefeito e Cindy vice

Os partidos lançaram pré-candidatos ao Paço Municipal. Por estarem na mesma federação, só um poderia concorrer. Com a definição, afinilam-se as opções para eleitores de Fortaleza

14:05 | Mai. 04, 2024

Por: Thays Maria Salles
Reunião da federação Psol-Rede definiu formação de chapa para disputar capital cearense (foto: Reprodução/Instagram @psolceara)

A federação Psol-Rede Sustentabilidade escolheu Técio Nunes (Psol) como pré-candidato a prefeito de Fortaleza e Cindy Carvalho (Rede) como vice. A formação de chapa foi definida em reunião na manhã deste sábado, 4, após os dois partidos lançarem os nomes ao Paço Municipal.

Por estarem na mesma federação, as legendas não poderiam ter dois postulantes disputando o cargo de chefe do Executivo municipal. De acordo com a presidente da federação em Fortaleza, Gabriela Gomes, a definição reflete "a diversidade e a unidade" da união Psol-Rede.

"A decisão foi alcançada após um período de debates, no qual os membros da federação demonstraram um compromisso firme com a construção de um caminho que represente verdadeiramente os interesses e aspirações do povo de Fortaleza", explica Gabriela.

E segue: "O anúncio da nossa pré-candidatura unificada é o ponto de partida de uma jornada que tem o compromisso de construir relacionamento com as famílias, com as juventudes, com a diversidade, com a classe trabalhadora".

Psol e Rede lançaram pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza

Em fevereiro, o Psol definiu, em reunião da Executiva municipal, o nome do produtor cultural Técio Nunes na disputa pela Paço da Capital.

Cerca de um mês antes, ele foi eleito presidente do Pol Fortaleza. Técio é ligado a um grupo que tem nomes como o presidente do Psol Ceará, Alexandre Uchôa, e a secretária da Juventude do Ceará, Adelita Monteiro (Psol).

A outra pré-candidata era a professora Maya Elis, mulher trans e militante do coletivo "Rua". Ela era apoiada pelo grupo do deputado estadual Renato Roseno (Psol).

Em março, a Rede lançou a ambientalista Cindy Carvalho como pré-candidata em Fortaleza. Decisão tomada pelo diretório municipal. Ela também é presidente da Rede Ceará.

Quem são os pré-candidatos a prefeito de Fortaleza

  • André Fernandes (PL), deputado federal lançado pré-candidato em Fortaleza pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL);
  • Capitão Wagner (União Brasil), ex-deputado estadual e ex-vereador de Fortaleza. Deixou a Secretaria da Saúde de Maracanaú para dedicar-se à campanha;
  • Eduardo Girão (Novo), senador. Foi presidente do Fortaleza Esporte Clube;
  • Evandro Leitão (PT), deputado estadual que preside a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Foi presidente do Ceará Esporte Clube;
  • José Sarto (PDT), atual prefeito e pré-candidato à reeleição;
  • Técio Nunes (Psol), produtor cultural e presidente do Psol Fortaleza.

Até o momento, apenas Psol informou a formação de chapa. Demais postulantes ainda em tratativas para definir pré-candidatos a vice-prefeito de Fortaleza.