Juazeiro do Norte está a 2,2 mil eleitores de atingir meta para ter 2º turno nas eleições

Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estabeleceu como meta, atingir 70% de eleitorado na população que reside em Juazeiro do Norte

17:05 | Abr. 30, 2024

Por: Luíza Vieira
Juazeiro do Norte pode se tornar o terceiro município cearense ter a possibilidade de realizar segundo turno das eleições (foto: Samuel Setubal)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou nesta terça-feira, 30, que faltam 2.268 títulos de eleitores para que o município de Juazeiro do Norte, distante 489 km de Fortaleza, atinja a quantidade de eleitores suficientes para poder ter segundo turno nas eleições municipais de 2024. A informação foi dada pelo chefe do cartório da 119ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte, Wendel Freire, em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, nesta segunda-feira, 29. 

Wendel explicou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estabeleceu como meta atingir 70% de eleitorado na população que reside em Juazeiro do Norte. 

“Extraoficialmente, que são os números daqueles eleitores que a gente vem atendendo e que o TSE ainda não processou, a gente já tem aproximadamente 198 mil eleitores nesse cadastro”, disse.

Nesta terça-feira, 30, porém, os dados foram atualizados e, com base no levantamento, o percentual atingido foi de 69,10%. O intuito da iniciativa, segundo Wendel, é melhorar a participação política da sociedade na disputa eleitoral, “dando mais legitimidade aos eleitos”.

Visando agilizar o processo de regularização e emissão de títulos eleitorais, os cartórios de Juazeiro do Norte promovem mutirões e encaminham equipes para eventos que são realizados na cidade, como a Expoanime, promovida no último final de semana.

“Domingo, por exemplo, até umas 15h, 16h, a gente estava ruindo a meta diária, tínhamos 130 e poucos títulos novos. Então, no meio da tarde, com o auxílio de várias paróquias, a gente quase chegou a 200 eleitores novos”, relatou Wendel.

Ele acrescentou que os números de transferência superam os de alistamento, o que sinaliza que os eleitores estão retornando ou estabelecendo o domicílio eleitoral na cidade.

De acordo com os dados do TRE, cerca de 14 mil títulos eleitorais estão suspensos, seja pela não participação nas eleições anteriores, ou pela falta de cadastramento de biometria, estabelecida em 2013.

“Esse eleitor que está cancelado ele também precisa regularizar, é um eleitor que soma para essa meta, volta a ser um eleitor apto para a eleição. Muitos eleitores de Juazeiro podem aproveitar essa oportunidade”, completou.

Eleitores têm até o dia 8 de maio para regularizar o título

O prazo para regularizar a situação eleitoral e conseguir participar do pleito municipal deste ano vai até o dia 8 de maio. As eleições vão definir os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5,5 mil cidades. O primeiro turno será realizado no dia 6 de outubro e o segundo, se houver, no dia 27 do mesmo mês.

Até a data-limite, é possível tirar o título de eleitor, solicitar a transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Para aqueles que já têm a biometria cadastrada no sistema da Justiça Eleitoral, a regularização pode ser feita pela internet, no portal online do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No entanto, o prazo para que os eleitores sem os dados biométricos cadastrados regularizem a situação de forma online acabou no último dia 8. Sendo assim, estes precisam solicitar atendimento de forma presencial nos cartórios eleitorais.

Da mesma forma, a situação eleitoral pode ser consultada tanto virtual quanto presencialmente pelos cidadãos. Caso a inscrição eleitoral esteja cancelada, é necessário solicitar a regularização para que o título de eleitor fique disponível para o exercício do voto no pleito.

Tal situação de cancelamento se dá quando o eleitor deixa de cumprir regras relativas à qualificação e domicílio, deixa de comparecer a três eleições sucessivas e não justifica a ausência ou quita as multas.

Ainda, de acordo com o Código Eleitoral, é possível ter o título cancelado em caso de alistamento fraudulento, múltiplas inscrições eleitorais, perda de direitos políticos, ausência à revisão do eleitorado ou falecimento. 

Onde regularizar o meu título?

Atualmente, o município de Juazeiro do Norte dispõe de mais de 30 pontos de atendimento, entre supermercados, shoppings, cartórios, Câmara Municipal, universidades e unidades móveis. Confira: 

  • Fórum Eleitoral Padre Cícero: Segunda a Domingo- 8h às 17h;
  • Câmara Municipal de Juazeiro do Norte: Segunda a Sexta- 8h às 17h;
  • Cariri Shopping: Segunda a Sábado- 10h às 22h/ Domingo- 13h às 20h;
  • Sedest/ CSU: Segunda a Sexta- 8h às 12h;
  • Vapt Vupt: Segunda à Sexta - 8h às 17h;
  • Supermercados Diniz Aeroporto- Segunda a Domingo- 8h às 20h;
  • Supermercados Diniz Av. Ailton Gomes - Segunda a Domingo- 8h às 17h;
  • Supermercado R. Carvalho- Limoeiro - Segunda a Domingo- 8h às 20h;
  • Supermercado São Luiz- Lagoa Seca - Segunda a Domingo - 8h ás 20h;
  • Assaí - Segunda a Domingo- 8h às 20h. 

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp