TRE faz campanha de alistamento para Juazeiro ter 2º turno e até presidente transfere domicílio
Para ter segundo turno, o município precisa ter no mínimo 200 mil eleitores. Caso atinja a marca, Juazeiro do Norte será a terceira cidade do Ceará a poder realizar a disputa em dois momentos. Fortaleza e Caucaia são as únicas com a possibilidadeO presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Raimundo Nonato da Silva Santos, foi a Juazeiro do Norte e transferiu o domicílio eleitoral para o município localizado no Cariri cearense. A visita ocorreu nessa quarta-feira, 24, para acompanhar a campanha de ampliação do eleitorado na cidade.
Nonato é natural de Juazeiro do Norte. “Vou votar na zona da Igreja dos Franciscanos, onde, desde criança, convivia”, afirmou o presidente. Intitulada "Alista Juazeiro", a ação do TRE-CE tem o intuito de atingir a marcar de 70% da população total apta a votar, representando 200 mil eleitores.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com isso, município pode ser o terceiro do Ceará a ter a possibilidade de realizar segundo turno das eleições. Para tal, é necessário ter, no mínimo, 200 mil eleitores. De acordo com dados coletados nesta quinta-feira, 25, no portal do Tribunal Superior Eleitoral, faltam 7.728 eleitores para Juazeiro do Norte atingir a marca.
O desembargador acredita que "até dia 8 de maio, data do fechamento do cadastro," será alcançada a meta "de fazer Juazeiro uma cidade com mais de 200 mil eleitores”. O presidente destaca a importância da participação dos jovens no processo eleitoral.
"A gente chama esses jovens de 15, 16 e 17 anos de idade para que venham votar, pois eles são o futuro do nosso país. A gente faz um apelo para que aqueles que não tenham tirado os seus títulos se dirijam a qualquer unidade e façam parte dessa campanha e, depois, do processo democrático”, argumentou desembargador.
O TSE, por sua vez, autorizou jovens de 15 anos a obter o título de eleitor, mas com possibilidade de voto apenas aos 16 anos. Até a maioridade, o público em questão não é obrigado a votar.
A juíza titular da 119ª Zona eleitoral, Samara de Almeida Cabral Pinheiro de Sousa, e o juiz titular da 28ª Zona, Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, também trocaram os domicílios eleitorais para Juazeiro do Norte.