Conduzido por Evandro, PT seguirá para diálogo com aliados, avalia Guilherme
Presidente municipal projeta a "unidade da base do governador Elmano junto com o Evandro". Guilherme ambiciona construção "do palanque mais forte dessas eleições"Após escolhido o pré-candidato para disputar a Prefeitura de Fortaleza, o Partido dos Trabalhadores (PT) seguirá para o fortalecimento do diálogo com os partidos aliados ao governo Elmano de Freitas. A projeção é feita pelo presidente do diretório municipal, deputado estadual em exercício Guilherme Sampaio.
Apesar de já existirem “conversas informais” com a base, o dirigente sinaliza que o processo deve ser liderado por Evandro Leitão, oficializado neste domingo, 21, como o postulante petista na corrida pelo Paço da capital cearense.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Nós agora vamos afunilar essa discussão através do interlocutor que está legitimado para isso. Ficava muito difícil começar a discutir, por exemplo, a composição da chapa, a composição da aliança, sem o PT ter escolhido ainda o seu candidato”, diz.
“O partido já se manifestou. O candidato está legitimado pela base, pelo encontro municipal e pode nos comandar, nos liderar, um diálogo com os diversos partidos que compõem a base do governo Elmano”, aponta Sampaio em entrevista coletiva.
O presidente municipal acredita que, “pela natureza da amplitude da liderança do Evandro, ele naturalmente como presidente da Assembleia, dialoga muito com os partidos”. “A escolha do nome dele vai ajudar muito nessa consolidação do maior palanque, talvez, do palanque mais forte dessas eleições de 2024”, continua.
Guilherme valoriza apoio de Luizianne a Evandro
Como o próprio escolhido, o dirigente partidário considera “muito importante para a campanha do Evandro a participação ativa da deputada”. “A Luizianne é uma liderança política muito madura e tem um grau de responsabilidade política com o projeto do Partido dos Trabalhadores também muito forte. Então, a minha expectativa é que ela esteja presente na campanha”, pondera Guilherme.
“Começa também o esforço político de construção comunidade, inclusive, daqueles que, nesse momento, expressaram a sua preferência por outro nome através da abstenção”, indica. O presidente do PT Fortaleza se refere aos 58 delegados partidários da deputada federal Luizianne Lins que se abstiveram do voto durante o encontro que elegeu Evandro.
Guilherme entende que cabe ao presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) “a responsabilidade política de procurar o Luizianne, de procurar todas as lideranças que estiveram junto à campanha dela e convidá-los para se integrarem a sua campanha”.
“A campanha agora deixa de ser somente do Evandro, do Guilherme, da Luizianne. Passa a ser a campanha do PT e acho que o povo Fortaleza está esperando muito por isso”, conclui.
Com informações da repórter Júlia Duarte