Evandro terá 118 delegados no PT contra 58 de Luizianne, 20 de Guilherme e 4 de Larissa

No dia 21 de abril, o PT irá escolher quem representa o partido na disputa pela prefeitura de Fortaleza.

O PT de Fortaleza se prepara para escolher, no próximo domingo, 21, o candidato que deve representar o partido nas eleições de 2024. O evento será restrito aos delegados que vão escolher o candidato, além de observadores previamente escolhidos, cerca de 50 convidados e profissionais da imprensa. Nesta quarta-feira, 17, a Executiva Municipal do PT se reuniu e deu detalhes de como o encontro vai funcionar.

Conforme o presidente do partido em Fortaleza, o deputado Guilherme Sampaio, apesar do resultado do domingo, 7, quando as chapas foram votadas, há um compromisso dos delegados com os pré-candidatos e o momento será usado para o debate e escolha do candidato. Ele afastou a teoria de que o evento seria usado como uma grande “festa” para o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT), que teve maioria dos delegados e está próximo de ser formalizado como candidato do PT para a prefeitura de Fortaleza.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Se no processo que foi construído do ano passado até aqui houvesse a construção de uma unidade, é claro que o encontro seria para aclamar e celebrar a unidade do partido em torno daquela liderança. Até aqui, isso não está dado”, avaliou Sampaio. A chapa terá 20 delegados, um deles sendo ele próprio. O grupo vai se reunir no sábado, 20, para tomar partido, seguirão ao redor de seu nome ou irão apoiar formalmente a candidatura de Evandro dentro do PT.

O presidente da Assembleia terá 119 delegados, fruto da soma das quatro chapas que o apoiam no processo. A deputada Luizianne Lins (PT), que teve a chapa mais votada, terá 58 delegados. Larissa Gaspar terá 4. (Confira abaixo a divisão)

Ele considera “improvável” que delegados eleitos por uma chapa votem com outra orientação durante o encontro, o que já aconteceu em outros processos internos do PT, como em 2004. "Na prática a possibilidade de um delegado que estava apoiando determinado pré-candidato mudar o seu entendimento sobre essa intenção é muito improvável, é muito pequena, muito pequena mesmo, mas o voto é do delegado”, ressaltou o presidente da sigla.

Todas as chapas já enviaram os nomes de seus delegados, confirmou a direção ao O POVO. A relação foi enviada para a instância nacional do partido que irá revisar a regularidade dos filiados indicados, se estão com a contribuição em dia, entre outras avaliações, e irá retornar a confirmação dos nomes até a sexta-feira, 19.

Entre os convidados, o governador Elmano de Freitas (PT), secretários de Estado filiados ao PT, membros do diretório municipal e estadual do PT, além de membros do diretório nacional do PT pelo Estado do Ceará.

Evandro confirmou favoritismo e conseguiu maioria dos delegados para ser candidato do PT a prefeito de Fortaleza. Individualmente, a chapa que apoia Luizianne foi a mais votada, com 1.686 votos. Mas, Evandro teve apoio de quatro chapas que, somadas, conseguiram mais da metade dos delegados (3.445). A eleição registrou 5.813 votos válidos.

Luizianne agradeceu os votos, mas reclamou de "influências externas", sem mencionar quais. Ela considera que tais interferências "invadiram a integridade dos processos internos do PT". Filiados ligados à deputada fizeram cobranças e hostilidades a aliados de Evandro e de Guilherme.

Para o presidente municipal, o objetivo do encontro é que o PT terá como saldo “uma candidatura muito forte para disputar e vencer as eleições de 2024”. Ele ressaltou que o processo foi conduzido de forma “transparente e com a máxima participação de todas as correntes".

“Da minha parte, eu não sendo o escolhido dentro desse processo, como eu participei diretamente da sua organização junto com toda a executiva e representantes de todas as forças do partido, processo conduzido com total transparência com o máximo de participação de todas as correntes e todas as chapas”, disse.

E seguiu: “Então, da minha parte, se o saldo final desse processo for a escolha de qualquer outro pré-candidato ou candidata, eu estarei totalmente engajado na candidatura do PT e essa é a expectativa que eu tenho em relação a todos os outros pré-candidatos”.

Atualização às 21h min da quinta-feira, 18

Após a veiculação, a deputada Larissa Gaspar entrou em contato e apontou que terá quatro delegados. São eles: Kelvin Cavalcante; Francisco (Allex) Marques, Diana Peres e Janaína Rodrigues. O número de uma das chapas que apoiam Evandro Leitão foi ratificada. Ele soma 118 delegados. 

Confira divisão e votos

  • Chapa 100 - Luizianne Lins: 1.686 (29%)
    Número de delegados: 58 delegados
  • Chapa 110 - Evandro Leitão: 1.442 (24,806%)
    Número de delegados: 50 delegados
  • Chapa 120 - Evandro Leitão: 797 (13,711%)
    Número de delegados: 26 delegados
  • Chapa 150 - Evandro Leitão: 642 (11%)
    Número de delegados: 22 delegados
  • Chapa 180 - Evandro Leitão: 564 (9,702%)
    Número de delegados: 20 delegados
  • Chapa 123 - Guilherme Sampaio: 572 (9,840%)
    Número de delegados: 20 delegados
  • Chapa 140 - Larissa Gaspar: 110 (1,87%)
    Número de delegados: 4 delegados

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

prefeitura fortaleza pt candidato eleições 2024

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar