Quem lidera grupo mais votado a apoiar Evandro no PT, que deixou para trás Guimarães e Zé Airton

Chapa do Movimento Brasil Popular deu a maior votação a Evandro Leitão e foi determinante para assegurar a ele a maioria absoluta dos delegados no PT. Chapa deixou para trás nomes fortes do PT, como os deputados Guimarães e Zé Airton. Movimento tem proximidade com Levante Popular da Juventude, que promoveu ação contra o bolsonarista André Fernandes

Ex-assessor parlamentar de Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Ceará e atual secretário-executivo de Articulação Política do Estado, o advogado Miguel Braz coordenou a chapa com mais votos dentre as que apoiam a pré-candidatura de Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), para concorrer à Prefeitura de Fortaleza pelo PT.

Evandro está muito perto de atingir este objetivo depois do último sábado, 7. Apoiado por quatro chapas, ele obteve mais votos que os concorrentes Luizianne Lins, Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar. O percentual dos votos que cada chapa recebeu sinalizará a proporção que cada grupo obterá entre os 200 delegados que vão ao Encontro do PT programado para o dia 21.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Bloco de apoio a Evandro

Dos 3,4 mil votos obtidos por Evandro, 1.442, ou 24,60%, partiram do grupo de Miguel Braz. Deixou para trás nomes fortes e tradicionais do PT, com mandatos em Brasília.

A chapa liderada pelo deputado federal José Airton — ao lado de Acrísio Sena, ex-deputado estadual, e Professor Pinheiro, ex-vice-governador — ficou em terceiro entre os grupos que apoiam Evandro e no quinto lugar geral, com 642 votos. Em quarto lugar no bloco evandrista, quinto no geral, esteve a chapa de José Guimarães, principal articulador político do PT no Ceará, totalizou 564.

A segunda colocação entre os apoiadores de Evandro foi do grupo liderado pelo pré-candidato a vereador de Fortaleza, Aglaylson Figueredo, petista também com cargo no Governo do Ceará, como assessor especial na Casa Civil. Aglaylson trabalhou no gabinete do vereador Ronivaldo Maia, ex-petista hoje no PSD depois de ser expulso do PT, em 2022.

A primeira colocação geral foi da chapa da deputada federal Luizianne Lins, com 1.686 votos. A de Miguel Braz veio logo a seguir.

Estratégia na formação de chapas

Miguel iniciou a conversa com O POVO classificando como "narrativa" a abordagem de Luizianne conforme a qual a chapa dela "venceu" a eleição. A chapa da ex-prefeita, de fato, obteve maior número de votos quando comparada às demais de modo separado (veja abaixo os números da eleição no PT). Diferentemente de Evandro, que obteve o apoio de quatro grupos em quatro chapas, os apoiadores de Luizianne decidiram se concentrar todos em uma chapa.

"Nós fizemos uma discussão entre os grupos que estavam apoiando o Evandro, se faríamos um "chapão" ou uma chapa dividida. Ficamos convencidos que dividir seria melhor para estimular o pessoal a buscar votos. A Luizianne está dizendo que a chapa dela foi a mais votada e estaria sozinha. Lá tem cinco forças. É um 'chapão': tem o grupo da Articulação de Esquerda (Deodato Ramalho), O Trabalho (Eudes Baima), também tem OPTei (Paulo Assunção) e o grupo da Liliane (recém exonerada da secretaria-executiva da Secretaria das Mulheres para disputar vaga à Câmara Municipal de Fortaleza), além da DS (Democracia Socialista), o grupo orgânico que apoia ela. Não é verdade que o grupo dela, sozinho, tirou 29%", argumenta Miguel.

Questionado se a força pró-Leitão, demonstrada pela chapa dele, provém de grupos como o Levante Popular da Juventude, do qual Miguel já fez parte, o secretário respondeu que o Levante não está organizado dentro do PT. "Eu fui do Levante, mas tem uns três anos que não faço parte, até porque não sou mais tão jovem assim", diz o militante de 30 anos. "O Levante, em si, não fez parte da chapa. O Movimento Brasil Popular, sim. Fizemos filiações no PT de lideranças de bairro que fazem parte do 'Movimento', mas buscamos lideranças para compor essa chapa."

O Levante Popular da Juventude realizou ato em 1º de abril em que pichou o escritório do bolsonarista André Fernandes e queimou boneco de Judas que reprsentava o deputado.

O Movimento Brasil Popular é "irmão" do Levante. "Somos militantes de diversos movimentos populares. Jovens, negros e negras, feministas, LGBTIs, caponeses, sindicalistas. Somos o Movimento Brasil Popular (MBP) e também estamos inseridos no Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e no Levante Popular da Juventude", diz site do MBP. Uma das lideranças que Miguel diz ter sido determinantes para o resultado do dia 7 foi a do líder comunitário Francisco Márcio Lima, com atuação nos bairros Serviluz e Mucuripe.

"O Márcio colocou 510 votos só na zonal 1. Nesse processo da busca ativa, dialogamos com diversas lideranças ligadas ao PT e trouxemos para a chapa pessoas que estavam sem vínculos com nenhuma corrente. Em síntese, essa chapa foi um sucesso porque conseguimos articular diversas lideranças comunitárias sem vínculo com corrente. Conseguimos fazer esse processo dialogado, tendo o Movimento Brasil Popular como retaguarda política", explicou Miguel.

O momento de maior destaque no convívio profissional entre Elmano e Miguel foi na CPI do Motim. Miguel foi braço direito de Elmano na relatoria do então deputado naquela investigação conduzida na Assembleia Legislativa. Deputados apuraram o envolvimento de associações de militares no motim de policiais militares do Ceará, em fevereiro de 2020. O relatório seria aprovado com três indiciados, dos quais um vereador, Sargento Reginauro, atualmente deputado estadual. 

Resultado entre as chapas que apoiaram Evandro Leitão

Evandro - 3.445 - 59%

  • Chapa 110 - 1.442 (24,60%) - Movimento Brasil Popular
  • Chapa 120 - 797 (13,63%) - Aglaylson Figueredo
  • Chapa 150 - 642 (11,01%) - José Airton Cirilo, Acrísio Sena e Professor Pinheiro
  • Chapa 180 - 564 (9,77%) - José Guimarães

Resultado geral por chapas 

  • Chapa 100 - Luizianne Lins: 1.686 (29%)
  • Chapa 110 - Evandro Leitão:1.442 (24,6%)
  • Chapa 120 - Evandro Leitão: 797 (13,63%)
  • Chapa150 - Evandro Leitão: 642 (11%)
  • Chapa180 - Evandro Leitão: 564 (9,77%)
  • Chapa 123 - Guilherme Sampaio: 572 (9,75%)
  • Chapa 140 - Larissa Gaspar: 110 (1,87%)
  • Votos em branco: 56
  • Votos nulos: 45

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

votação pt ceará pt encontro fortaleza evandro leitão pt votação miguel braz elmano

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar