Guimarães sobre eleição de delegados do PT: "Hoje a gente define nosso candidato"

Resultado da eleição de delegados já irá sinalizar quem será escolhido candidato ou candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza

13:25 | Abr. 07, 2024

Por: Guilherme Gonsalves e Érico Firmo
Movimento de filiados na eleição de delegados na sede do PT Ceará (foto: Guilherme Gonsalves)

O PT elege neste domingo, 7, os delegados que votarão no encontro municipal do partido. Os 200 eleitos escolherão, no dia 21 de abril, para escolher quem representará o partido na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Porém, na prática, a escolha já ocorre hoje, como ressaltou o deputado federal José Guimarães.

"Hoje a gente define o nosso candidato. Porque escolhemos os delegados que irão ao encontro dia 21 e essa escolha já diz o caminho que nós vamos trilhar. Quem será o nosso pré-candidato", afirmou o deputado.

Os filiados votam neste domingo em chapas, que apoiam candidatos. Os pré-candidatos Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar e Luizianne Lins são apoiados cada um por uma chapa. Evandro Leitão tem o apoio de quatro. E Artur Bruno não tem nenhuma chapa que o apoie.

As 200 vagas de delegados serão distribuídas proporcionalmente aos votos que as chapas tiverem. Uma chapa que tiver 10% de votos, por exemplo, tem direito a 20 delegados. Uma chapa com 1% tem dois delegados. E assim por diante. São esses delegados que votam no dia do encontro e escolhem quem dos cinco pré-candidatos será o candidato ou candidata à Prefeitura da Capital.

Diferentemente das prévias, a eleição é indireta. Pode haver delegado de uma chapa que, no debate, seja convencido a votar em outro candidato, mas o movimento é incomum.

Guimarães aposta, depois da votação, em unidade em torno de quem for escolhido.

"E depois das 5 da tarde, é unidade no PT. Pelo Brasil, pelo Ceará e pela Fortaleza", afirmou.