Cogitada como candidata, Izolda segue com o domicílio eleitoral em Sobral
A ex-governadora do Ceará e secretária executiva do Ministério da Educação é cogitada pra ser candidata a Prefeitura nas eleições municipais. Prazo para deixar cargo no MEC é junho, no caso de ser candidataSe encerra neste sábado, 6, o prazo para possíveis candidatos nas eleições municipais de 2024 mudarem domicílio eleitoral para onde desejam concorrer. Cogitada para disputar a Prefeitura, a ex-governadora Izolda Cela até o momento manteve o direito a voto em Sobral, a 234,8 km de Fortaleza.
A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC) é um quadro prestigiado dentro do PSB, partido ao qual se filiou juntamente com Cid Gomes. Embora ela haja com bastante cautela e silêncio sobre suas pretensões, o senador espera que ela esteja apta para concorrer ao cargo de prefeita e poder suceder Ivo Gomes (PSB), irmão de Cid.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Eu defendo que ela (Izolda) esteja disponível para participar do processo, ela e tantos outros, não quero aqui, fechar oportunidades não. Quem vai conduzir o processo lá é o Ivo (Gomes, atual prefeito)", disse Cid nesta sexta-feira, 5, durante a visita do presidente Lula (PT) às obras da Transnordestina em Iguatu, a 361 km de Fortaleza, e a transposição do rio São Francisco, em Pernambuco.
Leia mais
Como Izolda ocupa um cargo no MEC, caso venha de fato a concorrer, deverá se desincompatibilizar quatro meses antes das eleições de outubro, isto é, em junho.
Ivo, irmão de Cid e Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, está em seu segundo mandato e ainda não definiu o nome que irá concorrer pela sua base governista à sua sucessão em Sobral, reduto da família Ferreira Gomes.
Leia mais
Izolda e a possibilidade em Fortaleza
A ex-governadora era, inclusive, uma possibilidade considerada pelo PSB para ser candidata em Fortaleza. Cid Gomes tem defendido um "compartilhamento" de poder e não vê com bons olhos o PT, que já tem Presidência da República e Governo Estadual, também comandar a capital.
O deputado federal ligado Cid, Eduardo Bismarck (PDT), disse em entrevista ao podcast Jogo Político do O POVO, que o senador tem o interesse de lançar uma candidatura do PSB em Fortaleza e o nome da Izolda seria uma possibilidade por agregar aliados e poderia ser uma chance de "redenção", ao lembrar o processo interno do PDT em 2022 que acabou indicando Roberto Cláudio à disputa pelo Governo do Ceará.
"Acho que a Izolda em Fortaleza é um nome maravilhoso, mas o foco, provavelmente, do Cid vai ser essas pessoas que não estão amarradas no mandato, ou seja, não estejam junto com mandato que só pode sair na janela", dissse Eduardo.
E seguiu: "Para poder lançar um nome que agrade e vê se consegue reunir PT em torno desse nome. O nome da Izolda foi o nome que o PT defendeu para candidatura do Governo. É um nome que todo mundo abraçava, todos os deputados, se ela for candidata mesmo pode ser um nome de consenso novamente".