De saída do PDT, Enfermeira Ana Paula se filia ao PSB e Júlio Brizzi ao PT

Os dois vereadores estavam no PDT, mas fazem oposição ao prefeito José Sarto (PDT), e são aliados do senador Cid Gomes

13:29 | Abr. 06, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
Júlio Brizzi e Enfermeira Ana Paula estão de saída do PDT (foto: Érika Fonseca/Divulgação/Câmara Municipal)

Dois vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), de saída do PDT, Enfermeira Ana Paula e Júlio Brizzi definiram os seus destinos, PSB e PT respectivamente. O prazo para a janela partidária se encerrou na sexta-feira, 5.

Ana Paula e Brizzi fazem oposição ao prefeito José Sarto (PDT) e são do grupo do senador Cid Gomes (PSB), acertando suas saídas do partido desde o ano passado quando o senador travava um embate para comandar o PDT no Estado. Cid retornou ao PSB e levou consigo dezenas de prefeitos.

Ao todo, de 43 vereadores de Fortaleza, 24 trocaram de partido. Confira a lista completa:

Mais da metade de vereadores de Fortaleza trocaram de partido na janela partidária

Enfermeira Ana Paula tinha no radar o Podemos e o convite de voltar ao PCdoB, partido a que já foi filiada e pelo qual foi candidata em 2014 a deputada estadual. Ela, porém, ainda analisa a possibilidade de ser candidata a vereadora nestas eleições ou apoiar o marido, Márcio Cruz, que também se filiou ao PSB.

Júlio Brizzi, por sua vez, teve a filiação ao PT aprovada pelo diretório municipal e recebeu o convite de vários partidos, mas afirmou ao colunista Carlos Mazza que o movimento não representa distanciamento com o senador e foi uma escolha por conjuntura de chapa. Cid Gomes contava com Brizzi na chapa.

“Sou doido pelo Cid, acho um líder, um cara genial, mas a chapa lá não favorece. Os partidos fazem parte do mesmo grupo, não rompi com o Cid nem nada. O respeito, a admiração, continuam. Mas a conjuntura, a situação das forças, dividiu nessa questão das chapas”, destacou

Com a definição dos dois nomes e seus destinos, o PSB está com dois vereadores hoje com mandato na Câmara, Ana Paula e Léo Couto. Já o PT volta a três, número de parlamentares eleitos em 2020, os suplentes Dr. Vicente, Professora Adriana e Júlio Brizzi.