Pré-candidatos do PT reúnem filiados perto do encontro em Fortaleza

Evandro Leitão, Luizianne Lins e Guilherme Sampaio se mobilizaram buscando apoios na disputa interna do partido que definirá o nome para concorrer à Prefeitura de Fortaleza

14:00 | Mar. 25, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
Os pré-candidatos do PT, Evandro Leitão, Luizianne Lins e Guilherme Sampaio se movimentando perto do encontro municipal que definirá o nome (foto: Reprodução: Instagram/Evandro Leitão / Luizianne Lins / Guilherme Sampaio)

A poucos dias das inscrições das chapas de delegados que irão participar do encontro municipal do PT, os pretendentes se movimentam tentando viabilizar o seu nome. A escolha dos delegados, que serão responsáveis por decidir o candidato ou candidata do partido à Prefeitura em Fortaleza, está marcada para daqui a 14 dias.

Na próxima quarta-feira, 27, serão inscritas as chapas delegados; em 7 de abril, há a votação dos filiados para escolher os delegados que participarão do encontro.

Neste fim de semana, os pré-candidatos Evandro Leitão, Luizianne Lins e Guilherme Sampaio realizaram diálogos visando as próximas datas-chave para o partido.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) esteve no domingo com moradores e moradoras do Bairro Granja Lisboa e do grande Bom Jardim. No sábado, Evandro Leitão participou do encontro zonal no bairro João XXIII. Ele tem apoio declarado de pelo menos três chapas

Já a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins reuniu militantes do PT no bairro Rodolfo Teófilo. No dia anterior, a parlamentar esteve presente em outros três encontros com militantes e filiados. A tendência é que a disputa interna se afunile entre ela e Evandro Leitão.

O presidente municipal do partido e deputado estadual, Guilherme Sampaio, realizou na tarde do sábado uma plenária no bairro Barra do Ceará.

Tido como uma terceira força além de Luizianne e Evandro, o apoio de Guilherme a um destes nomes poderia significar o consenso. Porém, ele segue nas movimentações para se viabilizar candidato.

Larissa Gaspar, deputada estadual, se recupera de uma cirurgia realizada na última semana, mas reafirmou que é um nome dentro do PT para concorrer à Prefeitura. Em vídeo, ela declarou que sua pré-candidatura a prefeita pelo partido só cresce e irá "surpreender mais uma vez".

Larissa também voltou a declarar que "o PT não tem dono e nem dona e o novo sempre vem", em postagem no domingo.

O assessor especial do Governo do Estado para assuntos municipais, Artur Bruno, não tem se movimentado e a expectativa é de que ele retire a sua pré-candidatura à Prefeitura até o dia 7, data prevista para a votação e escolha dos delegados.

Eleições 2024: Encontro municipal do PT 

No encontro, os filiados elegem representantes, delegados partidários, que participam do encontro e votam em quem preferem para representar o partido na disputa eleitoral. Já nas prévias, os filiados, no lugar de eleger delegados, votam diretamente em quem preferem como candidato.

Confira o cronograma:

  • Até 27/3 - Inscrição das chapas de delegados
  • Até 2/4 - Ajustes nas chapas
  • 7/4 - Votação dos filiados para escolher os delegados
  • 21/4 - Encontro para definir a candidatura