Naumi critica Valim por desapropriações em Caucaia, mas já fez a mesma coisa quando foi prefeito

Apesar do debate esquentar o clima eleitoral, em ambos os casos as desapropriações aconteceram após ordem judicial

O deputado federal e pré-candidato á Prefeitura de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), usou a tribuna da Câmara Federal para criticar a gestão de Vitor Valim (PSB), afirmando que ele está "humilhando o povo, derrubando barracas e casas dos moradores", por conta de desapropriações. Entretanto, na época em que foi prefeito da cidade, também foi obrigado a fazer a mesma coisa, após decisão judicial. 

"Eu fico triste porque a gente sabe da necessidade das pessoas terem sua casa, ter o seu comércio, às vezes está de forma irregular, mas tudo é conversar, tudo é você fazer e conversar com os comerciantes para que ele tenha o tempo e se regularizar. Eu quando fui prefeito na cidade sempre tive diálogo com nosso povo", disse o ex-prefeito do município na última quarta-feira, 20.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em maio do ano passado 18 barracas foram demolidas na Praia do Cumbuco. As estruturas eram consideradas irregulares por estarem em cima da faixa de areia da praia; assim, a Justiça Federal decidiu pela desocupação e demolição dos imóveis.

Apesar das críticas fomentarem uma disputa eleitoral, durante a gestão de Naumi, a Prefeitura também executou operação de desapropriação, com máquinas e Polícia Militar na comunidade do Parazinho, na Área de Proteção Ambiental (APA) das dunas da Tabuba, localizada no litoral de Caucaia.

A ação aconteceu em janeiro de 2019, quando Naumi Amorim era prefeito e foi alvo de protestos da população. No entanto, a desapropriação foi fruto de uma decisão judicial da Justiça Federal que tramitava há mais de 10 anos em que não cabia mais recurso.

O Ministério Público Federal (MPF) acompanhava os trabalhos de regularização das ocupações da região da Tabuba, em Caucaia, e elaborou o plano de desapropriação. A ordem judicial aponta que as construções no local são irregulares por estarem na APA e em terreno da União sem autorização da Prefeitura.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

naumi vitor valim caucaia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar