Líder do PT na Alece garante que candidatura em Fortaleza 'não tem vinculação' com Caucaia
De Assis Diniz afirmou que "não é que vai ser uma compensação disso ou aquilo, mas a principal liderança hoje do grupo da Luizianne vai ser candidato em Caucaia"
20:10 | Mar. 18, 2024
Líder do bloco comandado pelo PT na Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual De Assis Diniz disse que "não tem vinculação" o secretário Waldemir Catanho (PT) ser candidato em Caucaia com a pré-candidatura da deputada federal Luizianne Lins (PT) em Fortaleza.
Segundo o petista, "uma coisa não tem nada a ver com a outra". Para ele, "é outra construção". "O que estou dizendo é que o Catanho tem uma relação histórica com a Luizianne, o Elmano tem uma relação histórica com a Luizianne. São duas coisas. Aqui é construção de projeto para perceber o cenário de 2026", afirmou nesta segunda-feira, 18, durante o podcast Jogo Político, do O POVO.
Leia mais
"Não foi construído isso até mesmo porque a dinâmica de Caucaia foi algo extemporâneo, no que se apresentou no cenário da crise de identidade, da relação pessoal do prefeito e dos nomes sugeridos, o diálogo não foi pura coincidência. As coincidências por ser do PT e por ter afinidade pessoal", explicou De Assis.
Ainda conforme o petista, o cenário é "absolutamente tranquilo". Na oportunidade, ele também elogiou o postulante do segundo maior colégio eleitoral do Ceará.
"Catanho, quando foi secretário de governo, se diferenciou na relação com todos exatamente pela postura democrática. [Ele tinha] uma relação direta e transparente com a Câmara Municipal, com os secretários. Ele criou em torno de si a imagem de uma pessoa de diálogo e de respeito, de um homem simples mas com muita convicção", finalizou De Assis.
Antes de ser questionado sobre a relação entre os nomes de Catanho e Luizianne nas eleições municipais, o líder afirmou que o tema não poderia deixar de ser “secundarizado”. “O jogo está sendo jogado e nós não podemos deixar de secundarizar um cenário que, até então, não estava posto. Não é que vai ser uma compensação disso ou aquilo, mas a principal liderança hoje do grupo da Luizianne vai ser candidato em Caucaia”, pontuou.
Entre 2005 e 2012, Catanho ocupou cargos durante os dois mandatos de Luizianne na Prefeitura. Ele chegou a ser cotado a concorrer à sucessão dela, mas Elmano disputou. O pré-candidato ao cargo de prefeito em Caucaia também trabalhou com ela em seu mandato de deputada federal, antes de assumir a Secretaria no Governo estadual.
Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp