Com pré-candidatos em Fortaleza, Psol e Rede poderão definir chapa no voto
Embora os dois partidos tenham anunciado nomes para concorrer, apenas uma sigla da federação poderá ser cabeça de chapaA federação Psol-Rede lançou duas pré-candidaturas em Fortaleza para as eleições municipais, com Técio Nunes e Cindy Carvalho, respectivamente. Porém, apenas um nome poderá ser cabeça de chapa pelo Paço Municipal. Decisão que poderá ser tomada por meio de votação interna, a partir da quantidade de delegados que cada partido possui, levando em conta o resultado das eleições de 2020.
O deputado estadual e forte liderança do Psol, Renato Roseno, elogiou Cindy, mas disse que a federação terá que sentar para resolver a questão de acordo com o regulamento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Tem que resolver. Tem o regulamento. A Cindy é uma companheira jovem, valorosa, ela obviamente merece todo o respeito. Mas a federação vai ter que sentar", disse ao O POVO.
Leia mais
Roseno explicou que pelo estatuto da federação, os votos para vereadores das eleições de quatro anos atrás, isto é, de 2020, geram a proporcionalidade para a atual federação. Na ocasião, o Psol elegeu dois parlamentares, Adriana Gerônimo e Gabriel Aguiar, com mais de 8 mil votos cada, já a Rede Sustentabilidade um, Estrela Barros, com quase cinco mil.
"Pelo estatuto da federação, os votos de quatro anos atrás, eles geram a proporcionalidade para a federação atual. É assim, o Psol teve 'x' votos há quatro anos atrás para vereador, a Rede teve 'y' votos. Essa proporção é a proporção dos delegados para a federação atual", explicou Renato Roseno.
Em 2020, o Psol teve Renato Roseno como candidato à Prefeitura, somando 34.346 votos. De votos nominais e de legenda, a sigla conquistou 46.606 e 3.588, respectivamente, dando um total de 50.194, ou seja, 3,93%
Já a Rede Sustentabilidade contabilizou 42.672 votos nominais e 590 de legenda, somando ao final 43.262, o equivalente a 3,38%.
Técio fala em federação "firme e forte"
Técio Nunes, produtor cultural escolhido pelo Psol para representar o partido na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, acredita que a Rede tem legitimidade de apresentar um nome própria e teceu elogios a ambientalista Cindy Carvalho
"Acho que a Rede tem toda a legitimidade, como todo partido, em apresentar pré-candidatura. E o nome da Cindy Carvalho seria uma excelente opção para Fortaleza. Embora na federação Psol/Rede a prerrogativa de apresentar a pré-candidatura seja do Psol, isso não elimina o direito da Rede apresentar também pré-candidatura", declarou ao O POVO.
O pré-candidato afirmou que a federação irá se unir mais perto do fim das convenções, entre 20 de julho a 5 de agosto. Questionado sobre a Rede compor como vice na chapa encabeçada pelo Psol, Técio disse que o debate é interno da legenda.
"Nossa federação segue firme e forte e apresentará um programa que apresente soluções efetivas para mudar Fortaleza. Esse debate (de compor como vice) é da Rede. Não sei como eles estão acumulando isso. O que nos cabe agora é considerar a pré-candidatura deles e ver a posteriori como unificar nossas agendas enquanto federação", finalizou.
Cindy destaca que Psol e Rede são partidos distintos
A pré-candidata pela Rede à Prefeitura de Fortaleza, Cindy Carvalho, destacou que seu nome foi aprovado pela direção municipal da sigla, e que embora o partido esteja em uma federação com o Psol, são partidos distintos.
"Apesar de estar em uma federação, o Psol e a Rede Sustentabilidade são partidos distintos, vamos dialogar o melhor nome para a federação em conjunto", disse.
Cindy destacou que defende mais mulheres como candidatas. "A minha pré-candidatura está posta, foi aprovada pela direção municipal. Nós defendemos que mais mulheres possam ser candidatas, agora, se no decorrer da conjuntura alguma mulher de outro partido surgir com chances reais de eleição a Rede estará disposta a conversar", afirmou.
Colaborou Yuri Gomes/Especial para O POVO