Quem é Waldemir Catanho, candidato de Valim para concorrer em Caucaia

O petista foi o escolhido para ser o nome que representará a atual gestão em Caucaia. O prefeito Vitor Valim não tentará a reeleição

Foi oficializado na última sexta-feira, 15, que o candidato à sucessão de Vitor Valim (PSB) em Caucaia será Waldemir Catanho (PT). De acordo com o atual prefeito, o petista é um candidato que vem de um "alinhamento perfeito" entre os governos municipal, estadual e federal por um projeto de "Caucaia 4x mais forte".

A escolha de Catanho teve o aval do governador Elmano de Freitas (PT); do ministro da Educação, Camilo Santana (PT); e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com articulação do senador Cid Gomes (PSB) e da deputada federal Luizianne Lins (PT).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quem é Waldemir Catanho, candidato do PT em Caucaia

Waldemir Catanho atualmente ocupa o cargo de secretário de Articulação do governo de Elmano de Freitas. Petista de longa data, ele tem uma trajetória política ligada à ex-prefeita e pré-candidata em Fortaleza Luizianne Lins e a movimentos estudantis e sindicais.

Catanho é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e, entre 2005 e 2012, ocupou cargos durante os dois mandatos de Luizianne na Prefeitura. Ele chegou a ser cotado a concorrer para à sucessão dela, mas Elmano disputou na ocasião.

O pré-candidato ao cargo de prefeito em Caucaia também trabalhou com Luizianne em seu mandato de deputada federal, antes de assumir a Secretaria no Governo estadual.

Sucessão de Valim em Caucaia

O nome de Waldemir Catanho vem para representar a gestão de Vitor Valim em Caucaia. O atual prefeito foi eleito em 2020 como oposição a Naumi Amorim (PSD) em votação apertada no segundo turno. Valim ao longo do mandato foi se aproximando de nomes como Camilo Santana e hoje é aliado do PT.

O prefeito de Caucaia fez uma decisão pessoal de não tentar a reeleição após o falecimento de sua filha mais velha, Sofia, de 19 anos, no final de 2023.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

waldemir catanho caucaia vitor valim ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar