Guimarães diz que PT terá candidaturas em mais de 10 capitais: "Mas emblema mesmo é Fortaleza"
"Bom, a eleição em Fortaleza é prioridade nacional. Nas conversas que temos tido com governador Camilo, especialmente com a Gleisi (Hoffmann), com o presidente Lula e com a executiva nacional do PT, é uma eleição decisiva e estratégica para o PT"
14:23 | Mar. 15, 2024
Um dos principais articuladores PT a nível nacional e estadual, o deputado federal José Guimarães (PT) afirmou ao O POVO que o Partido dos Trabalhadores deve apresentar candidaturas às prefeituras de aproximadamente 12 capitais, entre as quais Fortaleza. O líder do governo Lula na Câmara dos Deputados afirma que a capital cearense é a prioridade nacional da legenda lulista. Nas palavras do petista, dentre todos os centros do País, "o emblema mesmo é Fortaleza por conta de tudo que ocorreu aqui".
Guimarães se refere ao ano eleitoral de 2022, que marcou o rompimento da aliança entre PDT e PT no Ceará. Inviabilizada a união naquele ano, as agremiações apresentaram cada qual uma candidatura, com o triunfo em primeiro turno de Elmano de Freitas (PT), atual governador, sobre o Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT), candidato defendido por Ciro Gomes e antipatizado por petistas.
A relação do ex-governador, ex-ministro de Itamar Franco e de Lula com o irmão, o senador Cid Gomes (PSB), hoje é inexistente em consequência da posição de neutralidade de Cid na disputa ao Governo do Ceará. Cid defendia Izolda Cela (hoje no PSB, antes no PDT), à época governadora, como representante do grupo naquela disputa. Era esta, também, a posição do PT. Ele então recolheu-se na Serra da Meruoca enquanto Ciro e Roberto Cláudio correram em busca de votos. Atualmente, Cid está no PSB, que poderá estar ao lado do PT em Fortaleza contra o prefeito José Sarto (PDT), de quem Ciro é apoiador e aliado histórico. Há também chances de o partido lançar candidatura própria.
Leia mais
Fortaleza é, de fato, a mais populosa capital em que o PT apresentará uma candidatura. A quarta do País. Em São Paulo, Marta Suplicy (PT) comporá a chapa de Guilherme Boulos (Psol) como candidata a vice-prefeita. No Rio de Janeiro, o PT estará na aliança do prefeito Eduado Paes (PSD). Em Fortaleza, o PT se divide mais decisivamente entre o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), e a ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins (PT). Artur Bruno, Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar também são pré-candidatos.
"Bom, a eleição em Fortaleza é prioridade nacional. Nas conversas que temos tido com governador Camilo, especialmente com a Gleisi (Hoffmann), com o presidente Lula e com a executiva nacional do PT, é uma eleição decisiva e estratégica para o PT", afirma Guimarães.
"O PT vai disputar em torno de 12 capitais, né? Temos chances em duas (se refere a Fortaleza e Teresina). Nas três principais capitais do País, nós temos duas alianças muito fortes que é o Boulos do Psol, o Eduardo Paes, no Rio. Em BH (Belo Horizonte), é Rogério Correia, deputado federal do PT. Além de Goiânia, Cuiabá, todos são candidatos fortes, hoje estão em primeiro ou em segundo, mas o emblema mesmo é Fortaleza por conta de tudo que ocorreu aqui", adiciona o líder de Lula na Câmara.
Questionado sobre se teme que convença o fortalezense o argumento de Ciro Gomes segundo o qual é temerário "colocar todos os ovos numa cesta só", em referência ao PT no comando do País, do Estado e, eventualmente, da Prefeitura Fortaleza, o deputado federal responde ao O POVO: "É só olhar o passado. O eleitor foi quem nos deu essa condição, elegendo o Elmano no primeiro turno." O adversário central na disputa, diz Guimarães, será o "bolsonarismo".
A tendência de Guimarães no PT do Ceará, o Campo Democrático, anunciou apoio a Evandro Leitão na plenária realizada no último dia 7, na sede do PT. Evandro é o nome da predileção do ministro Camilo Santana (Educação). O governador Elmano de Freitas (PT) mantém postura equilibrada entre Evandro e Luizianne.
"Estou convencido que o melhor nome, com todo respeito, e eu tenho muito respeito à companheira Luizianne pela sua história e pela sua vida dedicada ao povo de Fortaleza, mas esse momento é sublime e maior. E estou convencido que o melhor nome que pacifica o ambiente político de Fortaleza é o nome do companheiro Evandro Leitão", bradou Guimarães na plenária.
Ao O POVO nesta sexta-feira, 15, o parlamentar ressaltou que o imperativo político petista é de construção de um palanque sólido, amplo e capaz de "garantir a nossa vitória". "É uma eleição que está muito em aberto, nós temos que ter muita sensibilidade pra buscar uma aliança ampla e ao mesmo tempo escolher sem traumas o candidato do PT que já está definido as regras e vamos continuar dialogando", complementou.
As capitais confirmadas por Guimarães que o PT disputará são dez: Aracaju, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Natal, Porto Alegre e Teresina. Na plenária do dia 7, Guimarães: "Teresina e Fortaleza são prioridades na formação da nossa disputa nacional em torno das capitais".