Evandro diz que vai atrás dos dois terços no PT para evitar prévias: "Estou pronto"

Presidente da Alece segue defendendo que um consenso por parte dos pré-candidatos é a melhor saída

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Evandro Leitão (PT) afirmou que está pronto para qualquer que seja o método determinado pelo PT para a escolha do candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza em 2024. Segundo o deputado, esse mecanismo de escolha deverá ser definido na próxima semana.

"Eu irei respeitar qualquer tipo de decisão. Eu estou pronto, estou pronto para nós enfrentarmos qualquer tipo de desafio interno e posteriormente externo. Porque quando coloquei o meu nome à disposição eu sabia que nós teríamos que superar algumas fases, algumas etapas, e estou pronto", disse o presidente da Alece nesta quarta-feira, 6.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ele afirmou que o ideal seria chegar a um consenso, mas infelizmente não estão conseguindo e apesar de aberto às possibilidades, ele argumenta que, até onde sabe, “o PT nunca teve prévias” como o processo de escolha dos candidatos. Assim, segue defendendo que um consenso por parte dos pré-candidatos é a melhor saída para o imbróglio. “Eu tenho absoluta convicção que o consenso é o melhor”, afirmou Evandro.

Questionado sobre o número de membros do diretório que estariam ao seu favor, o parlamentar foi enfático ao dizer que irá atrás dos dois terços, ou seja, 31 dos 46, seguindo também pedido do governador Elmano de Freitas (PT) para que se evite "traumas maiores internos".

"Somos 46. Vamos atrás dos dois terços. Dois terços de 46 são 31, então vamos atrás. Não adianta eu tá dizendo que tem x, y ou z, o importante é que vamos atrás dos 31. O governador pede para que tenhamos encontro, no sentido que nós não tenhamos sequelas, traumas maiores internos, então nós vamos atrás", disse.

Relação com Luizianne

No meio da indefinição interna do PT, Evandro Leitão afirmou que não teve nenhum contato recente com a deputada federal e também pré-candidata Luizianne Lins (PT), mas respeita sua história.

"Recentemente não tive nenhum contato. Já tive no passado recente, mas recentemente não tive nenhuma relação. Tenho respeito pela deputada federal Luizianne, pela sua história. Estamos aguardando aí alguma definição", declarou.

Indefinição no PT

As prévias são o mecanismo de preferência de Luizianne Lins. A ex-prefeita de Fortaleza recebeu, neste quesito, o apoio 19 dos 46 membros do Diretório Municipal do PT, via nota.

Os membros, além de defenderem seu nome na disputa, reforçaram o método das prévias - no qual todos os filiados do partido participam da escolha sem intermediários - como a “melhor maneira para se chegar a uma decisão”.

A necessidade prévias é reforçada por Luizianne, por esta considerar que Evandro tem preferência de forças do partido como Camilo Santana, ministro da Educação, e José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados. Desta forma, poderiam haver interferências.

Uma outra opção é a realização de um Encontro Municipal que envolve a escolha de delegados em um grupo que corresponde a um quarto do diretório partidário. No caso do PT seriam 184 delegados, tendo em vista o diretório de 46 membros. Essa forma de escolha foi defendida por Elmano de Freitas também na manhã desta quarta, 6.

Além dos dois citados, outros três nomes do PT lançaram pré-candidaturas à disputa do do Executivo da capital cearense: a deputada estadual Larissa Gaspar, o deputado estadual Guilherme Sampaio e o assessor especial para assuntos municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno.

Colaborou Ludmyla Barros/especial para O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

previas evandro luizanne eleicoes 2024

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar