Eleição em Fortaleza: PSB defende uma mulher como vice na chapa do PT ou Izolda candidata
O senador Cid Gomes, recém-filiado ao PSB juntamente com a ex-governadora, já ponderou que o PT acumula os comandos da Presidência da República e do Governo do Ceará, sendo necessário compartilhar os espaços de poder
20:15 | Fev. 29, 2024
A pouco mais de sete meses das eleições, os partidos se mexem para lançar candidaturas fortes e fechar alianças mirando a Prefeitura de Fortaleza. Um deles é o PSB, que trabalha com a possibilidade, segundo O POVO apurou, de lançar uma mulher como vice na chapa liderada pelo PT ou até lançar a ex-governadora Izolda Cela, recém-filiada ao partido, como candidata ao Palácio do Bispo.
Parlamentares próximos ao senador Cid Gomes (PSB) acreditam, inclusive, na possibilidade real de outra candidatura dentro campo governista ligado ao ministro da Educação Camilo Santana (PT). Porém, alguns nomes do PDT que desejam migrar para o PSB estão "pendurados" com a questão da impossibilidade de trocar de partido sem ter o mandato colocado em, tornando diminuto o número de opções e aumentando as chances de um "plano Izolda".
"Acredito que pode acontecer, sim (candidatura para além do PT), mas precisa definir qual nome seria de consenso. Como muitos que gostariam estão 'pendurados' no PDT, essa missão se torna mais difícil, e aí, na ausência de nomes, que se especula o da Izolda", disse à reportagem uma fonte que preferiu não se identificar.
Leia mais
Essa possibilidade de candidatura pode se estender também a Sobral, cidade comandada pelos Ferreira Gomes e terra natal da ex-governadora. "Se ela sair do MEC até dia 7 de abril, é um forte indício", completou.
Cid já ponderou que o PT acumula os comandos da Presidência da República e do Governo do Ceará, sendo necessário compartilhar os espaços de poder. Eventual candidatura fora dos quadros petistas, seja do PSB ou outra sigla, precisaria de um consenso em volta do quadro indicado.
Além das especulações em torno de Izolda como apta a disputar a Prefeitura, a vereadora Enfermeira Ana Paula, de saída do PDT e provavelmente a caminho do PSB, se colocou como uma opção para ser vice-prefeita.
Na avaliação de nomes de peso dentro do PSB, um bloco com lideranças importantes no Ceará, como o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro da Educação, Camilo Santana, e também o senador Cid Gomes, tem condições de ter nomes diferentes na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, pelo menos no primeiro turno.