Eleições MG 2024: possíveis candidatos a prefeito de Belo Horizonte

Brasileiros irão às urnas em 6 de outubro de 2024. Veja quem são os pré-candidatos à prefeitura de Belo Horizonte

13:48 | Nov. 13, 2023

Por: Mariana Fernandes
Belo Horizonte tem nove pré-candidatos à prefeitura para as eleições 2024. (foto: Divulgação/Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).)

Em 2024, ocorrerão as próximas eleições municipais no Brasil. Os eleitores irão às urnas eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em menos de um ano, em outubro do próximo ano.

No último dia 4 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu a fiscalização do código-fonte das urnas eletrônicas para entidades autorizadas pela Corte Eleitoral.

Agora, o cenário da disputa eleitoral está se articulando, com os pré-candidatos já estabelecendo alianças e buscando contato com os eleitores. Confira as datas das eleições municipais e os pré-candidatos a prefeito em Belo Horizonte.

Eleições MG 2024: Primeiro turno ocorrerá no dia 6 de outubro

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. E nos municípios onde houve a necessidade de segundo turno, este será no dia 27 de outubro. O calendário oficial ainda será divulgado pelo TSE.

A presidência da Corte Eleitoral será comandada pela ministra Cármen Lúcia, atual vice-presidente do TSE. A vice-presidência deve ficar com Kassio Nunes Marques.

Eleições MG 2024: possíveis candidatos à prefeitura de Belo Horizonte

Abaixo, confira lista dos nomes:

Fuad Noman (PSD)

O atual prefeito de Belo Horizonte é um nome cotado como “natural” para concorrer ao pleito do ano que vem. Entretanto, o político decidiu adiar a decisão sobre a candidatura para 2024.

Ele assumiu o cargo em abril do ano passado, no lugar de Alexandre Kalil (PSD), que deixou a prefeitura para disputar o governo de Minas, apoiado pelo PT, mas foi derrotado por Romeu Zema (Novo).

Fuad ingressou no serviço público como funcionário do Banco Central. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995–2003), foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, diretor do Banco do Brasil, presidente da BrasilPrev e consultor do Fundo Monetário Internacional para o governo de Cabo Verde

Em Minas Gerais, foi secretário de estado da Fazenda (2003-2007), no primeiro mandato de Aécio Neves; ainda, foi secretário de Transportes e Obras Públicas (2007-2010) durante o governo de Antonio Anastasia.

Gabriel Azevedo (sem partido)

Gabriel Azevedo é o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte desde o fim do ano passado. Começou sua trajetória política aos 19 anos, quando filiou-se ao PSDB.

Eles deixou o paritdo em 2013, e desde então filia-se para cumprir a legislação eleitoral. Candidatou-se a vereador em 2016 pelo extinto PHS - hoje, Podemos -, e, em 2020, pelo Patriota.

Líder do Bloco Democracia e Independência, Gabriel, sucede a vereadora e deputada federal eleita Nely Aquino (Podemos) após costurar uma articulação com a oposição ao prefeito Fuad Noman (PSD).

Carlos Viana (Podemos)

O senador Carlos Viana é um dos principais nomes para disputar a prefeitura de Belo Horizonte. Ele deixou recentemente o PL rumo ao Podemos e tem a capital mineira como um de seus redutos eleitorais.

Carlos ingressou na política em 2018, quando foi eleito senador por Minas Gerais. Em 2022, ele entrou na disputa para governador do estado, pelo PL, mas não obteve sucesso.

Viana tem formação em jornalismo e antes de entrar na política, trabalhou como repórter da Rede Minas de Televisão, TV Globo Minas e TV Globo Bahia. Também contratado pela Rádio Itatiaia em 2007, e apresentou o programa Plantão da Cidade da Record.

João Leite (PSDB)

Caso seja confirmado como candidato em 2024, será a quarta vez que disputa as eleições para prefeito de BH, sendo três pelo PSDB.

João Leite disputou a prefeitura pela primeira vez em 2000, contra o então prefeito Célio de Castro (PSB), mas perdeu. Também tentou em 2004, contra o candidato do PT, Fernando Pimentel.

Em 2016, Leite estava no PHS e disputou contra Alexandre Kalil e obteve 47,02% dos votos. A boa quantidade de votos o incentivou a disputar as eleições de 2024.

Pedro Aihara (Patriota)

O deputado federal Pedro Aihara, do Patriota, ganhou visibilidade durante a tragédia de Brumadinho, quando se tornou um dos rostos mais vistos durante os trabalhos de buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale, que deixou 272 mortos.

O ex-porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi o 29º deputado mais votado do estado, e recebeu 89.404 votos.

Duda Salabert (PDT)

A primeira deputada federal trans de Minas Gerais, Duda Salabert, do PDT, reafirmou o lançamento da sua pré-candidatura ao executivo municipal de Belo Horizonte. Ela foi eleita em 2022.

Salabert ficou conhecida por ter uma atuação forte em pautas do movimento LGBTQIAP+. Em 2020, ela foi eleita vereadora de Belo Horizonte, pelo PDT, sendo a mais bem votada da história.

Rogério Correia (PT)

O deputado federal Rogério Correia será o pré-candidato do PT para a prefeitura de BH. Rogério é o 1º vice-líder do governo na Câmara dos Deputados. O partido defende a candidatura de Rogério, para que possa reconduzir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um novo mandato em 2026.

Ele tem uma longa carreira na política de Belo Horizonte. Foi vereador por três mandatos, de 1989 a 1999, deputado estadual por quatro (1999-2018), e está em sua segunda legislatura como deputado federal.

Bruno Engler (PL)

O deputado estadual de Minas Gerais, Bruno Engler, do PL, também está cotado para as eleições municipais de 2024. Ele conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL).

Ano passado, Bruno foi eleito para o segundo mandato como deputado estadual, batendo o recorde de votos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com 635 mil votos.

Em 2020, ele disputou as eleições para a prefeitura de BH, mas não tinha tanta força na capital e acabou perdendo o pleito para Alexandre Kalil (PSD).

Bella Gonçalves (PSOL)

Em 2022, Bella Gonçalves, do PSOL, foi eleita a primeira vereadora lésbica da Câmara Municipal de BH. Ela é uma das cotadas para disputar o pleito pela prefeitura.

Na eleições de 2020, Bella e elegeu vereadora de Belo Horizonte, com quase sete mil votos. E foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Belo Horizonte.


Conheça os canais do O POVO no WhatsApp

O POVO apresenta seus cinco canais com notícias relacionadas à política cearense; aos acontecimentos do cotidiano; à cobertura esportivas; às pautas econômicas; e às novidades dos famosos e realities.

Confira e clique nos links abaixo para seguir:

  • Economia | O POVO: aqui, você vai ficar sabendo em primeira-mão das notícias sobre concursos/vagas de emprego, empresas e também finanças pessoais
  • Política Ceará - O POVOmais um espaço para O POVO e seus leitores interagirem sobre política no Ceará e no Brasil, agora mais de perto
  • Esportes O POVOas mais relevantes atualizações do esporte cearense, brasileiro e internacional
  • Famosos, TV e Realities: um canal para quem quer ficar ligado nas novidades a qualquer hora do dia com conteúdos diretamente do Vida&Arte e do Divirta-se do O POVO