Eleições Bahia 2024: possíveis candidatos a prefeito de Salvador
Eleições para prefeitos e vereadores ocorre dia 6 de outubro de 2024 em todo o País; confira os possíveis candidatos à prefeitura de Salvador (BA)A um ano do primeiro turno das eleições municipais de 2024, a Prefeitura de Salvador já tem uma lista de possíveis nomes para a disputa.
Confira os possíveis nomes que vão tentar a candidatura na capital baiana.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Eleições Bahia 2024: conheça os possíveis candidatos a prefeito de Salvador
Bruno Reis (União Brasil)
O atual prefeito de Salvador, Bruno Soares Reis, do partido União Brasil, ainda não confirmou se vai tentar uma reeleição no próximo ano. Porém, o político, que ganhou as eleições em 2020, já possui o apoio do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz, do ex-prefeito da capital baiana ACM Neto e de vereadores da base aliada.
Geraldo Júnior (MDB)
Outro nome cotado para disputar a Prefeitura de Salvador é o vice-governador do Estado da Bahia Geraldo Júnior, que faz parte do partido MDB. O político falou em uma entrevista ao site Política Livre neste ano que torcia para que a base do Executivo estadual o escolhesse para concorrer ao cargo.
João Roma (PL)
O atual presidente do Partido Liberal na Bahia e ex-ministro da Cidadania, João Roma, vai concorrer ao cargo de prefeito de Salvador em 2024. Roma declarou que não descarta a possibilidade de uma aliança com o atual prefeito Bruno Reis.
“Minha pré-candidatura está lançada, mas não descartamos uma possibilidade de somatório de forças. Até o início do próximo ano, teremos uma clareza de como vamos caminhar”, afirmou João Roma, em entrevista à Rádio Itapoan FM, de Salvador.
Eleições 2024 em Fortaleza: matos têm olhos... paredes têm ouvidos; CONFIRA
Kleber Rosa (PSOL)
O PSOL anunciou em setembro a pré-candidatura de Kleber Rosa à prefeitura de Salvador nas eleições de 2024. O político também é o coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab).
Robinson Almeida (PT)
O deputado estadual, Robinson Almeida, foi indicado pelo Partido dos Trabalhadores para disputar a prefeitura da capital baiana nas eleições de 2024. Almeida ainda afirmou que é natural a liderança esquerdista na cidade de Salvador.
Olívia Santana (PCdoB)
A deputada estadual Olívia Santana foi anunciada pelo PCdoB para concorrer ao cargo na Prefeitura de Salvador. O vice-presidente do PCdoB, Geraldo Galindo, exaltou a capacidade política da deputada e disse que a capital precisa de uma prefeita que seja a cara da cidade.
Santana se candidatou ao cargo em 2020, mas quem ganhou foi o Bruno Reis.
Quando será a próxima eleição para prefeito?
A próxima eleição para o cargo de prefeito nos municípios terá o primeiro turno no dia 6 de outubro. Nessa data, eleitoras e eleitores voltarão às urnas para escolher prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios brasileiros.
Em caso de segundo turno, o último domingo do mês (outubro) pode ser escolhido.
Eleições 2024: como funcionam?
Em outubro de 2024, a escolha para o cargo de prefeito será definida a partir do candidato que receber 50% mais um voto da população. O segundo turno só acontece em cidades com mais de 200 mil habitantes, onde a maioria dos votos válidos indicará o novo representante.
Diferente do prefeito, o cargo de vereador considera um sistema proporcional, ou seja, o número de vagas que o partido ou coligação do candidato conseguiu alcançar na Câmara Municipal, além de sua posição na votação com os eleitores.
Nesse contexto, ao conhecer os vereadores, “deve-se, antes, saber quais foram os partidos políticos vitoriosos para, depois, dentro de cada agremiação partidária que conseguiu um número mínimo de votos, observar quais são os mais votados”, informa o portal do TSE.
Quem pode votar
O voto é obrigatório para todo cidadão brasileiro a partir dos 18 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos de idade, pessoas acima de 70 anos e analfabetos.
Nas eleições de 2024, os eleitores que pretendem escolher os candidatos para os cargos de prefeito e vereador devem consultar a situação de seu título de eleitor e regularizar pendências até 8 de maio de 2024, cerca de 150 dias antes do pleito.
Quem pode ser eleito
A idade mínima de elegibilidade para um prefeito ou vice-prefeito é de 21 anos, incluindo outras condições na forma da lei. Entre elas, estão a nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na circunscrição e a filiação partidária.
Os pré-requisitos são similares para a categoria de vereador, mas a idade do candidato é menor — é preciso ter no mínimo 18 anos de idade para ser eleito.
Eleições SP 2024: VEJA os possíveis candidatos a prefeito de São Paulo