Roberto Cláudio confirma pré-candidatura ao governo do Ceará
Ex-prefeito de Fortaleza confirmou que estará na oposição ao PT, junto a nomes como Capitão Wagner; RC é cotado para se filiar ao União Brasil
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), afirmou com exclusividade ao repórter João Paulo Biage, correspondente do O POVO em Brasília, que é pré-candidato ao governo do Ceará nas eleições de 2026. A fala ocorreu durante visita a Brasília para consultoria à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
Ao ser questionado sobre os planos para 2026, Roberto disse: “Sobre 26, o que eu posso falar é que sou pré-candidato ao governo do Ceará, só isso". O ex-prefeito teria recebido a garantia, por parte de Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil, de que será lançado caso se filie à legenda. O movimento teria tido o aval de Wagner e de outros membros do partido, faltando apenas oficializar.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Sobre a composição com aliados, RC comentou: "Eu e Wagner estaremos juntos como oposição em 2026, isso já está certo. Só falta acertar a posição de cada um". Ele também participou de alguns encontros e reuniões políticas no Congresso, como trouxe a coluna de João Paulo Biage.
Segundo a coluna apurou, a costura que se desenha na oposição envolveria Wagner como um puxador devotos na disputa para a Câmara Federal; RC como candidato ao governo e filiado ao União Brasil e, neste cenário, indicação ao Senado ficaria a cargo dos líderes do PL, que tem demonstrado interesse no Legislativo.
Roberto Cláudio é cotado no União
Wagner confirmou ao O POVO que participou de uma reunião com Rueda, RC e o deputado federal Moses Rodrigues e, segundo ele, esses são justamente os nomes que o União Brasil tem para a chapa majoritária no Ceará. “O meu, o do Moses, e caso o Roberto Cláudio venha, de fato, passa a ser o nome também para a chapa majoritária", afirmou.
Ele continuou: “Lógico que a gente não vai ter uma chapa só com membros da União, então os nomes que tem na mesa são esses. A gente vai fazer pesquisas, a gente vai avaliar cenários e, logicamente, aquele que tiver as melhores condições vai compor na chapa majoritária, que tem vaga para senador, tem vaga para governador, para vice-governador”, completa o ex-deputado federal.
Mas Wagner ressalta que “são duas vagas de senadores, então dentro de uma composição com outros partidos, é lógico que a União Brasil não vai ficar com tudo. Então a gente tem três nomes, pode ser que um desses nomes ou dois venham a participar da chapa majoritária”.
Aliados celebram pré-candidatura de RC
Após a declaração de Roberto confirmando que é pré-candidato ao Governo do Ceará, aliados do ex-prefeito comemorando com entusiasmo o nome do hoje pedetista no cenário eleitoral do próximo ano.
Antônio Henrique (PDT), deputado estadual e ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) disse não ter dúvida de ser um nome preparado e afirmou: "Agora o Ceará vai ter um governador de verdade".
O também deputado estadual, Cláudio Pinho (PDT), declarou que Roberto Cláudio é "muito preparado" e pregou união dele com os demais nomes da oposição no Estado. "Tem que estar todos juntos".
Disputa em 2022
Roberto Cláudio chegou a disputar o governo do Ceará em 2022, após deixar o Paço Municipal, quando o PDT oficializou a sua candidatura em meio a uma polêmica entre PT e PDT sobre a sucessão de Camilo Santana (PT), que era inclinado à escolha da então governadora Izolda Cela.
Houve rompimento entre o PT e ala do PDT ligada a Ciro Gomes, RC e José Sarto. No fim, RC foi lançado candidato a governador e Izolda foi preterida internamente. O PT então lançou Elmano de Freitas como candidato para fazer frente ao antigo aliado. Elmano venceu em primeiro turno.
À época RC disputou, inclusive, contra Wagner. Roberto terminou a disputa pelo Palácio da Abolição na terceira colocação, com 734.976 mil votos, o equivalente a 14,14% dos votos válidos. Ele venceu em apenas um dos 184 municípios cearenses.
Colaborou Guilherme Gonsalves