Funeral do papa: além de Lula, que outras autoridades confirmaram presença?

Funeral do papa: além de Lula, que outras autoridades confirmaram presença?

Sepultamento do papa Francisco será realizado no próximo sábado, 26; pontífice morreu aos 88 anos de idade, após um legado de 12 anos de papado

Após a morte do papa Francisco aos 88 anos nessa segunda-feira, 21, autoridades confirmaram presença no funeral do pontífice. Além do presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT), outras autoridades divulgaram o comparecimento à cerimônia, como Donald Trump, chefe da Casa Branca, e Javier Milei, presidente da Argentina, 

Lula deve ir acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Uma comitiva para a viagem deve ser divulgada pelo Planalto nesta terça-feira, 22. Com a agenda apertada, o petista deve deixar o País por alguns dias, em meio à crise da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da reforma ministerial.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Donald Trump compartilhou, por meio da sua rede social, a Truth Social, que estará presente na cerimônia, acompanhado da primeira-dama, Melania Trump. Em homenagem ao legado de Francisco, o chefe da Casa Branca ordenou que as bandeiras fossem hasteadas a meio mastro.

O presidente da Argentina, Javier Milei, também é uma das autoridades confirmadas. O chefe de Estado deve viajar na noite de quinta-feira, 24, acompanhado de uma pequena comitiva, incluindo a sua irmã, a secretária da Presidência, Karina Milei.

Volodymyr Zalensky, presidente da Ucrânia, além do chefe de Estado da França, Emmanuel Macron, também devem comparecer à cerimônia. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, estará no funeral de Francisco.

O pontífice morreu após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e uma falência cardíaca irreversível, divulgou o Vaticano. O velório ocorre no próximo sábado, 26, às 10 horas no horário de Roma - 5 horas no horário de Brasília.

Conheça alguns dos nomes já confirmados:

  • Lula e Janja - presidente e primeira-dama do Brasil;
  • Sergio Mattarella e Giorgia Meloni - presidente e premiê da Itália;
  • Trump e Melania - presidente e primeira-dama dos Estados Unidos;
  • Javier Milei - presidente da Argentina;
  • Volodymyr Zalensky - presidente da Ucrânia;
  • Emmanuel Macron - presidente da França;
  • Ursula von der Leyen - presidente da Comissão Europeia;

Próximos passos: do funeral ao conclave

Após a morte do papa, a igreja católica está em um período chamado de “Sá Vacance”, que compreende desde o funeral do pontífice até a escolha do novo líder do catolicismo no mundo.

O corpo de Francisco fica até a manhã desta quarta-feira, 23, em um caixão na capela da residência Santa Marta, onde o pontífice viveu durante os seus 12 anos de papado. Na quarta, seu corpo deverá ser levado para a Basílica de São Pedro, informou o Vaticano.

O caixão ficará na Basílica até o momento do sepultamento, para que o público possa prestar suas últimas homenagens. O funeral será realizado ao ar livre em frente à Basílica e o decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, será o responsável por conduzir a cerimônia.

Com a morte do papa Francisco, a igreja se prepara para o conclave, que ocorre em dois casos: após renúncia de um pontífice ou falecimento. Após esse acontecimento, o conclave tem entre 15 e 20 dias para ser iniciado.

São 120 cardeais eleitores - dos 135 aptos a votar - em todo o mundo. Para ser o novo papa, o cardeal deve receber pelo menos dois terços dos votos, o que equivale a 80 votos. É proibido votar em si mesmo. Caso no primeiro dia de votação nenhum dos candidatos alcance o número mínimo, o processo se repete no dia seguinte.

O anúncio sobre se a eleição foi confirmada ou não é dado por meio da chaminé, que pode soltar uma fumaça preta, em caso de continuidade do processo, ou branca, caso seja oficializado um resultado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lula

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar