O POVO News: Hugo Motta e a pressão pela anistia; líder do PT fala em "rompimento" da base
O PL da Anistia permite que os participantes dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 sejam anisitiados, projeto também concede anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro
Com apresentação da jornalista Rachel Gomes, o programa O POVO News realiza a 566ª edição na noite desta terça-feira, 15. A programação repercute as pressões que o Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro vem fazendo sobre o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Mesmo com 262 assinaturas para o requerimento de urgência do Projeto de Lei da Anistia, o deputado federal não é obrigado a pautá-lo. Após pressão do partido e de aliados de Bolsonaro, Hugo Motta afirmou que "não decide sozinho" as pautas que devem avançar no plenário da Casa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A programação também repercute nova decisão da China que ordena que suas companhias aéreas não aceitem mais recebimento de jatos Boeing. A ação é uma resposta às medidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 145% sobre os produtos chineses. As informações são da Bloomberg News.
Assista ao programa clicando aqui ou no player abaixo:
Para comentar sobre o assunto, O POVO News recebe Jorge Ferreira dos Santos Filho, professor do curso de Administração da ESPM.
Também sobre a PL da Anistia, O POVO News comenta sobre a fala do Líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ). O deputado criticou parlamentares aliados ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que assinaram a urgência do PL da Anistia. A fala foi dada em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews.
"Não é o governo que está retaliando, é o deputado que está fazendo opção de romper com o governo. Não é razoável o governo aceitar alguém que queira anistiar quem tentou matar o Lula", afirmou Lindbergh ao acusar os deputados de "oportunismo".
Para tratar desses e de outros assuntos, participam do programa os seguintes jornalistas do O POVO: Henrique Araújo e João Paulo Biage.