Reajuste dos servidores federais: governo Lula confirma pagamento em maio; veja detalhes

Reajuste dos servidores federais: governo Lula confirma pagamento em maio; veja detalhes

Pagamentos começam em 2 de maio e são retroativos; o reajuste salarial concedido pelo governo aos servidores do executivo federal foi de 9%

Os servidores públicos do Executivo Federal vão receber, no próximo dia 2 de maio, o reajuste salarial retroativo a janeiro. A confirmação é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Segundo a pasta, o reajuste vai significar recomposição salarial para 100% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas da União.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No ano passado, não houve atualização e, em 2023, o reajuste salarial concedido pelo governo aos servidores do executivo federal foi de 9%.

Os percentuais de aumento serão os previstos em Medida Provisória editada no fim do ano passado, conforme negociações do governo com as diversas carreiras do funcionalismo.

Com o atraso na aprovação do Orçamento Geral da União de 2025, pelo Congresso, o aumento acertado no ano passado não pôde ser pago. Após a aprovação e sanção do Orçamento, o pagamento do reajuste foi confirmado.

Houve ainda reestruturação do serviço público federal, com a substituição de quase 15 mil cargos considerados obsoletos por funções.

Mudanças na carreira docente

Além do aumento salarial, está prevista atualização nos planos de carreira. O acordo firmado pelo Proifes-Federação prevê um reajuste de 9% em 2025 e 3,5% em 2026, acompanhado de uma reestruturação na progressão da carreira docente. A proposta do governo inclui a substituição das classes A/D I e B/D II por uma Classe de Entrada, tornando a carreira mais atrativa.

Com essas mudanças, os reajustes podem chegar a 17,6% para titulares e a 31,2% para docentes ingressantes nos próximos dois anos. Além do reajuste linear e das modificações no início da carreira, também haverá um aumento nos degraus salariais (steps). Dessa forma, a carreira passará a ter como ponto de partida os atuais BII, no Magistério Superior, e DII 2, no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Quanto aos steps, o governo implementará um novo cálculo para os níveis Adjunto 2 a 4 e Associado 2 a 4 (MS), bem como para DIII 2 a 4 e DIV 2 a 4 (EBTT). O percentual de reajuste nos steps será elevado de 4% para 4,5% em 2025 e de 4,5% para 5% em 2026, beneficiando a progressão salarial da categoria.

Assista também


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar