Sem citar Cid, Camilo diz que 'única certeza' para 2026 é candidatura de Elmano

Sem citar Cid, Camilo diz que 'única certeza' para 2026 é candidatura de Elmano

O ministro da Educação já chegou a defender a reeleição do senador Cid Gomes (PSB), que por sua vez declarou apoio a Júnior Mano (PSB)

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), reiterou algumas vezes que o seu candidato ao Senado Federal em 2026 é Cid Gomes (PSB). Porém, as declarações foram sendo cada vez mais amenas neste sentido, uma vez que o próprio senador afirma não ter intenções de disputar novamente o cargo.

Na declaração mais recente, na sexta-feira, 11, durante entrega da Medalha Iracema em Fortaleza, Camilo disse que a única certeza para 2026 é a tentativa de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), sem citar Cid.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Mas são vários nomes que estão sendo colocados (ao Senado Federal), mas nós vamos definir isso. A única coisa que eu posso ter certeza é a reeleição do Elmano que hoje se encontra no cargo, então essa é a única certeza que nós temos para 2026", declarou o ministro.

Na metade de março, Camilo chegou a dar uma declaração nesta linha, defendendo que Elmano estaria certo para concorrer ao Executivo Estadual. Porém, na ocasião, citou Cid Gomes como prioridade ao Senado por já ter mandato. Hoje, entretanto, já não o cita.

"A única coisa que nós temos certeza é a reeleição do Elmano e, claro, se o Cid Gomes, que tem um mandato hoje, for para reeleição, então essa é a única certeza que temos hoje em relação a 2026", disse no mês passado.

O ex-governador do PT foi enfático em defender a candidatura de Cid em diversas ocasiões, inclusive na iminência de rompimento do senador com o Governo Elmano. O aliado, por sua vez, apontou que o seu candidato à Casa Alta é o deputado federal Júnior Mano (PSB).

A tese de Cid em favor de Mano, porém, não é defendida nem por outras lideranças o PSB, a exemplo de Eudoro Santana, presidente estadual do partido socialista e pai de Camilo.

Candidatos ao Senado pela base

Além dos possíveis postulantes do PSB, pelo menos outros quatro nomes de partidos aliados da base governista se colocaram como pré-candidatos ao Senado Federal.

Dentro do PT, José Guimarães, líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, e a deputada federal Luizianne Lins. Além deles, Eunício Oliveira (MDB), ex-presidente da Casa Alta, e Chiquinho Feitosa (Republicanos) também estão no páreo, mas sem nenhum martelo batido.

Com informações da repórter Thays Maria Salles

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

camilo santana elmano de freitas cid gomes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar