O POVO News: Moraes nega pedido de prisão contra Bolsonaro; tarifaço de Trump; caso Glauber
Segundo Moraes, vereadora não tem legitimidade para solicitar a prisão do ex-presidente
Com a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do programa O POVO News desta quinta-feira, 3, repercute a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em negar pedido de prisão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nessa quarta-feira, 2.
A decisão de Moraes é uma resposta a uma notícia-crime protocolado no último mês pela vereadora Liana Cirne (PT-PE), que alegou a incitação de Bolsonaro ao crime por convocar seus apoiadores para defender a anistia dos participantes do 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram depredadas em Brasília.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O ministro acolheu parecer enviado por Paulo Gonet, procurador-geral da República, que foi contra a medida, mas segundo Moraes, a vereadora não tem legitimidade para solicitar a prisão.
O programa repercute também o novo "tarifaço" global do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciado nessa quarta-feira, 2, sobre impostos de importação. A data foi nomeada pelo republicano como o "Dia de Libertação". Ele confirmou uma taxa de 10% para os produtos brasileiros.
A edição traz, ainda, o caso do deputado Glauber Braga (Psol-RJ), que enfrenta processo de cassação de mandato. Nessa quarta-feira, 2, o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), relator do processo, votou a favor da cassação. Decisão causou tumulto durante sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
De acordo com Magalhães, Glauber “extrapolou os direitos inerentes ao mandato, abusando, assim, das prerrogativas que possui” por ocorrido em abril de 2024, quando Braga expulsou, aos chutes, o militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro da Câmara.
Assista ao vivo:
O programa O POVO News 1ª edição realiza nesta quinta-feira, 3, sua 183ª edição. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.
Serviço:
- Quando: Segunda a sexta, às 8 horas e às 18 horas
- Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO