O POVO News: Governo Lula e oposição reagem a tarifaço de Trump; PL da Anistia gera tensões
Aprovação do "PL da Reciprocidade" ocorre um dia antes do anúncio de novo tarifaço de Donald Trump
Com a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do programa O POVO News desta quarta-feira, 2, repercute a aprovação pelo Senado Federal do "PL da Reciprocidade" nessa terça-feira, 1º, projeto de lei que permite ao governo brasileiro retaliar medidas comerciais que prejudiquem os produtos do país no mercado internacional.
Com 70 votos favoráveis e nenhum contrário, a aprovação ocorreu um dia antes do anúncio de novo tarifaço pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump (Republicanos), que promete impor “tarifas recíprocas” com a taxação de produtos de todos os países que cobrem impostos para importação de bens e produtos norte-americanos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O projeto de lei da reciprocidade comercial foi aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em caráter terminativo. Ou seja, o projeto segue diretamente para análise da Câmara dos Deputados, sem necessidade de ser aprovado pelo plenário do Senado.
A edição traz, ainda, a tensão acerca do projeto de lei que busca conceder anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de janeiro, quando eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depredaram as sedes dos Três dos Poderes, em Brasília.
O Partido Liberal (PL) ameaça uma "obstrução de verdade" na Câmara dos Deputados nesta semana, caso o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), não dê andamento ao projeto de lei (PL). A obstrução é usada por parlamentares para impedir ou atrasar votações.
Ao Estadão/Broadcast Político, o líder do partido, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse que a mobilização inaugurada na semana passada "foi só o início", mas diz confiar que Motta acene à bancada.
Assista ao vivo:
O programa O POVO News 1ª edição realiza nesta quarta-feira, 2, sua 182ª edição. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.
Serviço:
- Quando: Segunda a sexta, às 8 horas e às 18 horas
- Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO