Veja reações da esquerda e da direita aos atos contra anistia de envolvidos no 8/1
Evento em Sâo Paulo recebeu maior foco dentre os parlamentares, que compararam com ato a favor da anistia, realizado no último dia 16, em Copacabana
As manifestações contrárias ao projeto que anistia os envolvidos nos atos de 8/1, realizadas em alguma capitais do Brasil no último domingo, 30, repercutiram entre lideranças políticas à direita e à esquerda. O foco maior foi no evento ocorrido em São Paulo (SP), na Avenida Paulista.
Líder do governo na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) publicou uma série de fotos do evento realizado na avenida. "O Brasil nas ruas grita: SEM ANISTIA!", disse o parlamentar cearense.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Senador pelo Rio de Janeiro, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou uma foto aérea que mostrava poucas pessoas na capital paulista e ironizou o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), afirmando que o evento "flopou", gíria que denota fracasso. "Obrigado, Boulus! #flopou. A rua é nossa, a internet é nossa, o Congresso é nosso! #AnistiaJá Vai ser gigante dia 6/abril (domingo), às 14:00, todos na Av. Paulista!", afirmou ele.
O próprio Jair Bolsonaro (PL) comentou o evento. Ele publicou um vídeo mostrando uma pequena reunião de pessoas, e ironizou: "Segundo a USP e a rede globo manifestação do PT contra a anistia dos presos políticos do 8 de janeiro tem 5 bilhões de pessoas!", disse.
- Segundo a USP e a rede globo manifestação do PT contra a anistia dos presos políticos do 8 de janeiro tem 5 bilhões de pessoas! pic.twitter.com/i3U5QcaJZF
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 30, 2025
Comparação entre eventos
Atual presidente do Partido dos Trabalhadores, o senador Humberto Costa (PT-PE) rebateu as críticas de opositores, comparando a presença nos atos com o baixo público registrado nas manifestação insufladas por Bolsonaro, no último dia 16 de março. "Bolsonaro passou 3 meses mobilizando para um ato no RJ. Esperava um milhão. Levou 20 mil. Em muito menos tempo, os movimentos sociais se uniram e hoje levaram milhares de pessoas às ruas em todo país contra a impunidade. Seguimos a luta!! SEM ANISTIA!", afirmou.
Já deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou uma foto de uma pequena reunião de pessoas e ironizou. "A esquerda conseguiu fazer uma manifestação tão grande, mas tão grande, que dá pra contar quantas pessoas foram na foto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu contei 44 e vocês?", disse.
Conhecido por liderar manifestações a favor de Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia chamou de fiasco o evento em SP. "EU MANDEI FILMAR! O Fiasco da Manifestação do PT e seus puxadinhos contra a Anistia e Bolsonaro domingo, 30/03- AV. Paulista. VAMOS ESPALHAR ESSA VERGONHA!", publicou.
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) publicou um vídeo aonde aparece sobre um carro de som, ao lado do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP). "Quem apostou que o 30 de Março Sem Anistia ia flopar quebrou a cara. O povo não aceita anistia pra Bolsonaro e sua turma de golpistas. Teremos uma semana decisiva para enterrar de vez o PL da Anistia! Vamos com tudo, pessoal! #SEMANISTIA", disse.
Boulos ironizou o fracasso de público do evento semelhante ocorrido a favor da anistia. "O que flopou foi a micareta golpista em Copacabana. O ato SEM ANISTIA levou bem mais gente às ruas de SP hoje!", disse, em publicação em que aparece ao lado do Lindbergh, em carro de som na Av. Paulista.
"Em memória das vítimas da ditadura, em respeito a luta dessa geração pela democracia, o povo foi para a rua em São Paulo e demos o recado: É SEM ANISTIA PRA GOLPISTA!", disse o ex-candidato ao governo de SP, em outra publicação.
O que flopou foi a micareta golpista em Copacabana. O ato SEM ANISTIA levou bem mais gente às ruas de SP hoje! pic.twitter.com/YKjstbvOQ6
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 30, 2025