Citado por aliados como candidato a deputado federal ou senador, Aldigueri diz que "futuro decide"
O senador Cid Gomes chegou a dizer que o presidente da Alece terá projetos importantes dentro do PSB
O posto de presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) tem projeto e consagrado políticos nos últimos anos, como os últimos três prefeitos de Fortaleza: Roberto Cláudio (PDT), José Sarto (PDT) e Evandro Leitão (PT). Romeu Aldigueri (PSB) é citado com destaque atualmente.
O presidente do Legislativo cearense foi saudado pelo senador Cid Gomes (PSB), também ex-presidente da Alece, em evento de filiação ao PSB afirmando que o partido tem projetos importantes no futuro ao parlamentar, o colocando como possível candidato a deputado federal, projetando até mais de 180 mil votos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Seja muito bem vindo e pode ter certeza que esse partido terá para você projetos importantes no futuro (...) Aí, tudo é na conjectura, o Romeu é uma alternativa que a gente cogita para deputado federal. Se for candidato eu faço aposta que passa dos 180 mil (votos)", disse Cid na ocasião.
Mais recentemente, Romeu foi lembrado por aliados para ser um dos nomes vislumbrados a concorrer ao Senado Federal. Marcos Sobreira, deputado estadual e líder do PSB na Alece, o mencionou como um talento dentro da sigla e um quadro de destaque, embora defenda a reeleição de Cid e também lembre de Júnior Mano, apontado pelo senador como o seu candidato.
Já Ozires Pontes (PSDB), prefeito de Massapê, distante 248,93 km de Fortaleza, e presidente estadual do PSDB, fez uma postagem em suas redes sociais, citando como o posto de presidente da Assembleia projeta políticos e colocando Aldigueri na disputa ao Senado.
"Em 2026 teremos duas vagas para o Senado Federal! Bora Romeu, já pensou, senador Romeu ? É possível, sim!!", declarou na publicação.
Aldigueri diz que "o futuro decide"
Questionado pelo O POVO sobre as falas dos aliados e sobre os seus projetos político, Romeu respondeu que sua missão atual é de presidir a Alece, mas destacou estar a disposição dos seus líderes, o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro Camilo Santana (PT) e Cid, e dizer que "o futuro decide".
"A minha missão dada pelos meus colegas e pelos nossos líderes, senador Cid, governador Elmano e ministro Camilo, que fazem um bom trabalho há 17 anos, esse trabalho que é referência hoje nacional e internacional em várias áreas, nossa missão hoje é governar a Alece, fazer com que a Assembleia Legislativa seja mais reconhecida e respeitada e esteja mais próxima da população pelos próximos dois anos", afirmou
"O resto o futuro decide e eu fico muito grato, é óbvio, ao colega líder do meu partido, Marcos Sobreira, por lembrar do meu nome, mas a nossa missão é governar a Alece e estar a disposição dos nossos líderes, Elmano, Camilo e Cid", completou.
Base estadual tem mais pré-candidatos do que vagas
Em 2026, serão duas cadeiras do Senado Federal em disputa. Só na base de aliados no Governo Estadual cearense são mais pré-candidatos e interessados do que vagas disponíveis.
Cid diz não querer reeleição e apontou que o seu candidato é o deputado federal Júnior Mano. Pelo PT, José Guimarães, líder do Governo Lula, é quem se apresenta como opção.
Além destes, o deputado federal e ex-senador Eunício Oliveira (MDB) também é pré-candidato até buscando o apoio de Camilo. O mesmo faz o presidente estadual do Republicanos, Chiquinho Feitosa, ex-suplente.